Maná da Segunda

Maná da Segunda - Iniciando Um Negócio à Maneira de Deus - Parte 1



Por Rick Boxx

Sem contar os cartões de cumprimentos, raspadores de gelo ou jornais que vendi quando era criança, o primeiro negócio que iniciei foi uma agência de aluguel de carros. Depois de encerrar aquela atividade, prometi a mim mesmo nunca mais lançar um startup. Foi aí que comecei a aprender que se você deseja fazer Deus dar uma boa risada, conte a Ele os seus planos. Os planos d’Ele são bem diferentes dos seus. Porque desde aquele tempo, já participei de pelo menos sete startups!

Visto que aqueles que observam as tendências de mercado já noticiaram o bastante a respeito dos milhões de negócios iniciados desde que a pandemia da COVID começou, um olhar “Maná da Segunda” sobre o que a Bíblia ensina sobre “Iniciar um negócio à maneira de Deus” parece bem apropriado. 

O primeiro princípio a ser lembrado ao se iniciar um negócio é: siga o chamado e direção de Deus e não os seus próprios planos. Depois, siga em frente de acordo com isso. Como Provérbios 19:21 ensina, “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

Quando eu tinha 25 anos de idade, deixei o mundo da contabilidade e me esforcei para determinar o que queria fazer em seguida. Li acerca de um novo conceito chamado alugue-uma-carroça. A ideia parecia inovadora, e assim, iniciei a minha própria agência de aluguel de carros. Nunca me ocorreu buscar a direção de Deus, perguntando se Ele pensava que aquela era uma boa ideia. 

Olhando para trás, vejo que realmente meu único objetivo era ganhar rios de dinheiro. Eu não tinha nenhum conhecimento ou paixão por alugar carros, e nem uma resposta legítima para a pergunta – o segundo princípio – “Por que este negócio deve existir?”  Provérbios 20:5 ensina: “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.” Se você está pensando em iniciar um negócio, considere o seguinte: “Por que este negócio deveria existir?”. Se a única resposta for ganhar dinheiro, procure encontrar um propósito melhor para a sua carreira.  

Depois que meu filho foi diagnosticado com autismo, um grupo de parentes e eu decidimos abrir uma escola para crianças com necessidades especiais. Alguns profissionais nos aconselharam e disseram que poderíamos abrir uma escola para crianças com dificuldade de aprendizagem ou autismo, mas que não serviria para ambos. 

Como pais, recusávamo-nos a aceitar aquela conclusão. Passaram-se diversos meses até que finalmente concluíssemos que os profissionais estavam certos e que não poderíamos fazer ambas as coisas com eficácia. Nós descobrimos o terceiro princípio: Ao iniciar um negócio, determine a quem você vai servir. Sendo assim, estabelecemos uma escola para crianças com dificuldade de aprendizagem, embora vários de nossos filhos jamais pudessem frequentá-la. Aquela escola, desde então, já auxiliou mais de 1.000 crianças. 

Mateus 6:24 ensina: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro...” O seu negócio precisa concentrar o foco sobre um só público. A falta de um foco empresarial definido com clareza pode resultar em dividir-se em duas direções diferentes, deixando de servir apropriadamente qualquer um dos pretendidos clientes.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já iniciou um negócio próprio ou ajudou alguém a fazê-lo? Como foi a experiência?

2. Qual a sua sugestão para que uma pessoa tente determinar e seguir a direção de Deus para iniciar um novo negócio ou para fazer uma importante mudança em sua carreira?

3. Qual sua resposta para a pergunta “Por que este negócio deveria existir?” Você acredita que a maioria das pessoas dá prioridade à resposta desta pergunta quando iniciam um negócio?

4. Por que uma empresa deve ter um entendimento claro de quem são seus clientes - aquelas pessoas (ou entidades) que pretende servir?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37:3-6;  Provérbios 3:5-6;  Efésios 2:10;  Colossenses 3:17, 23-24. 


Veja mais Maná da Segunda