Maná da Segunda

Maná de Segunda: Injeção de Ética



Por Rick Boxx



A adversidade geralmente arranja um jeito de trazer à tona o pior nas pessoas. Os desafios constantes da economia global têm servido para expor a profundidade da corrupção moral. Lemos e ouvimos de casos em que a calamidade financeira produziu comportamentos imorais e antiéticos. Quando os mercados entram em colapso as pessoas se tornam compreensivelmente ansiosas e querem recuperar qualquer quantia de dinheiro que tenham perdido. Isso, porém, não é desculpa para atividades enganosas e fraudulentas – os fins não justificam os meios!



Em busca de soluções para a recessão econômica, líderes de governo propuseram, e em alguns casos instituíram, as chamadas “injeções financeiras", concedendo enormes quantias em fundos, para sustentar a atividade econômica. Acredito, contudo, que ao invés de "injeção financeira", o que precisamos com urgência é de "injeção de ética".



Quer na crise gerada por empréstimos a clientes com histórico de crédito desfavorável (subprime) ou no caso de pessoas eleitas negociando favores políticos ou quando um conhecido consultor financeiro logrou algumas das pessoas mais ricas do mundo ao criar um elaborado esquema de investimentos, a questão fundamental adjacente em cada um desses escândalos foi a mesma: falta de integridade.



Em essência, integridade é a manifestação externa do caráter interior. O que fazemos, e como o fazemos, espelha quem realmente somos. Caráter sólido não é algo que possa ser adquirido como se conquista um título de MBA em Escola de renome. Também não se encontra na lista de requisitos do currículo de executivos. É uma qualidade que precisa ser cultivada ao longo do tempo.



Alguns fatores, porém, ajudam a desenvolver e manter verdadeira integridade. Um deles é uma saudável dose de temor. A maioria dos mais preeminentes profissionais e líderes não temem a lei, seus clientes ou mesmo sua consciência. Tornaram-se insensíveis, endurecidos para com valores como honestidade, confiabilidade, qualidade e excelência. O que importa para eles são seus próprios objetivos egoístas.



O que será preciso para resgatar a moralidade e restaurar elevado nível de padrões éticos no mercado de trabalho do século XXI? Deixe-me sugerir consultarmos a fonte eterna, a Bíblia. Em suas páginas encontramos suprimento ilimitado de sabedoria e orientação para trabalhar e viver de maneira consistente e honesta, sustentando o que melhor atende o interesse comum.



Provérbios 16.6, no Antigo Testamento, proporciona um bom começo: “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal”. Muitos perderam “o temor do Senhor”, a convicção de que Deus pede contas de nossas ações.



Outro importante aspecto em “temer o Senhor”, que pode ajudar a restaurar um ambiente ético vigoroso no mercado de trabalho é: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1.7). Num mundo imprevisível, de incertezas crescentes, não nos seria útil mais sabedoria e conhecimento? Essa é uma das grandes promessas feitas por Deus aos que O seguem.



Você conhece pessoas em seu ambiente de trabalho que se tornaram insensíveis à ética e à moral? Ore para que descubram o temor de Deus e a necessidade de expiação por sua imoralidade. Somente Deus pode proporcionar a verdadeira “injeção de ética".



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Veja mais Maná da Segunda