Maná da Segunda -> Legado de um líder
Por Robert J. Tamasy
Alguém disse que nos estágios iniciais das carreiras, empresários e profissionais lutam por sucesso: realizações, promoções, recompensas materiais, reconhecimento. Depois, nos estágios finais, mudam o foco para significância, procurando deixar uma marca duradoura e um legado relevante.
Isso parece ser verdadeiro, embora eu tenha visto atualmente que muitos líderes jovens demonstram vivo interesse em exercer um impacto significativo em suas comunidades e no mundo. Na Leaders Legacy, organização sem fins lucrativos a que pertenço desde 2001, acreditamos que o teste para o verdadeiro líder não consiste em realizações, riqueza ou status. A medida do grande líder está naquilo que ele deixa para trás.
Tive recentemente um exemplo pessoal disso durante o funeral de meu tio, Joe Tamasy. Ele teve considerável sucesso não apenas como advogado corporativo como também em sua própria banca. Contudo, o maior impacto que causou se manifestou na vida de incontáveis homens, mulheres e crianças, através de sua generosidade, seu incansável modo de servir e sua amizade incondicional.
De muitas formas Joe foi um segundo pai para mim e para seus três netos. Vimos nele um exemplo de diligência, de compromisso com a excelência, de iniciativa e perseverança. Ele serviu sua comunidade de muitas maneiras. Era rápido em auxiliar as pessoas que precisavam, mesmo as que mal conhecia. Acima de tudo, era um modelo do que significa cultivar profunda fé em Deus, o que ia além de palavras, mas em ações concretas.
Tesouro verdadeiro! Jesus admoestou a Seus seguidores:“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6.19-21). Ganhar o mundo, perdendo a alma? Em outra ocasião Ele os alertou: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8.36).
Pessoas como meu tio compreenderam a verdade desses ensinamentos. CEO’s vêm e passam, mesmo nas mais prestigiadas corporações. A lista das pessoas mais ricas e poderosas mudam todos os anos. Os carros mais modernos e os dispositivos tecnológicos mais recentes que podemos adquirir viram sucata antes que os decifremos. Mas vida investida em outra vida jamais envelhece nem fica ultrapassada ou perde valor.
A pedra atirada em um lago causa impacto, criando ondulações que se irradiam para fora. É o que acontece com nossa vida quando é entregue e se derrama para enriquecer a de outros, criando ondulações que afetarão a vida de incontáveis pessoas nos anos por vir, mesmo em gerações que ainda nem surgirão.
Não há nada de errado com o sucesso. Na verdade, todos nós devemos lutar por reconhecimento e maximizar as forças, habilidades e talentos únicos que possuímos. Mas se o objetivo do sucesso for auto-gratificação, estaremos defraudando outras pessoas e a nós mesmos. Porém, se pudermos otimizar nossos talentos, habilidades e experiências em benefício de pessoas com quem cruzamos no dia a dia, então estaremos indo além do sucesso e adquirindo significado. E será um passo decisivo na construção de um legado duradouro.
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Veja mais Maná da Segunda