Maná de Segunda -> Lembranças Duradouras
Por Rick Boxx
No ano passado coordenei uma conferência dirigida a empresários e profissionais, na qual um dos oradores era Peter Herschend, co-fundador do Silver Dollar City, parque temático recreativo localizado em Branson, Missouri, EUA. Enquanto ajeitávamos o microfone que Peter usaria para sua apresentação, um homem da platéia subiu ao tablado e entregou a ele um presente.
É absolutamente incomum que um ouvinte se levante e ofereça um presente ao orador, especialmente antes da apresentação. Assim, surpreso e com uma ponta de hesitação, Peter abriu a caixa, onde havia um álbum contendo fotos coloridas de personagens e empregados do Silver Dollar City.
O doador explicou que o álbum representava as memórias que sua família acumulara durante os vários anos em que frequentou o centro de diversão de Peter. As fotos simbolizavam a apreciação da família por muitos momentos felizes que tinham desfrutado – eram lembranças preciosas.
Esse gesto se enquadra perfeitamente com o que Peter declara ser a missão de sua empresa: “Criar lembranças que valham a pena repetir”. O engraçado é que o gesto gentil daquele convidado produziu uma lembrança duradoura para nosso orador.
Não deveria ser este o objetivo principal de nossas empresas, seja qual for o produto ou serviço que forneçamos: criar lembranças que valham a pena repetir? O trabalho que realizamos pode não resultar em fotos divertidas, mas precisa ter uma qualidade tal que venha a formar imagens positivas que perdurem com o passar do tempo.
Por exemplo: o cliente de um café pode guardar lembranças de aromas e sabores agradáveis da bebida servida, além de um serviço amistoso e conversas interessantes; clientes de uma loja de varejo podem lembrar-se da cortesia e atenção dispensada pelos vendedores, ansiosos por guiá-los aos produtos que procuram; um cliente pode guardar por longo tempo, a grata lembrança dos esforços de um planejador financeiro, ao tratar de assuntos práticos que não necessariamente geraram ganhos adicionais por sua consultoria.
Claro que experiências com entretenimento – visitar um parque temático ou assistir a um evento esportivo - produzem mais facilmente lembranças duradouras, mas um comércio onde os atendentes sempre cumprimentam os clientes sorrindo e com frases agradáveis também pode ser significativo. Seja qual for o produto ou serviço, seria sábio criarmos um ambiente que, depois que clientes e fornecedores tenham trabalhado conosco possam concluir: “Estou contente por ter negociado com eles”.
Na Bíblia, Provérbios 10.7 ensina: “A memória deixada pelos justos será uma benção, mas o nome dos ímpios apodrecerá”. Boas experiências deixam lembranças duradouras; más experiências ou são propositalmente esquecidas ou deixam sentimentos negativos e amargos que fazem com que os clientes não voltem a negociar conosco.
As lembranças que você vai criar hoje serão uma benção ou vão desaparecer?
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
Questões Para Reflexão ou Discussão
1.Qual a lembrança mais vívida e positiva que você guarda de um local que visitou ou empresa que o agradou e deixou satisfeito?
2.Em sua opinião o lema “Criar lembranças que valham a pena repetir” se aplica à sua empresa?
3.Como uma lembrança pode se tornar uma benção?
4.Que nota você daria para o seu ambiente de trabalho no que toca a “criação de lembranças”? Que medidas poderiam ser adotadas para se criar mais experiências memoráveis dignas de
serem repetidas?
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL Veja mais Maná da Segunda