Maná da Segunda -> Lidando Com a Bola em Curva
Por Robert J. Tamasy
Antes dos anos 50, basebol era um esporte quase que exclusivamente americano. Frequentemente se referiam a ele como “passatempo nacional”. Depois da Segunda Guerra Mundial tornou-se um “esporte exportado”. Soldados americanos introduziram-no nos países da Ásia e se estendeu para América Latina e partes da Europa.
Há um aspecto ímpar neste jogo, um obstáculo que tem impedido muitos jogadores de se destacar: a temida e surpreendente bola em curva. Batedores incapazes de dominar e rebater bolas em curva, deixam de galgar altas posições como profissional ou, se chegam a alcança-las, desaparecem rapidamente do cenário.
Um amigo que jogou basebol me explicou a bola em curva: “A bola faz uma curva pouco antes de atingir a área onde está o rebatedor (home plate). Na maior parte das vezes, os olhos do rebatedor estão focados onde ele pensa que vai atingir a bola e não na própria bola. Resultado: ao invés de atingir a bola no ponto em que pretende, ele não atinge nada."
Às vezes, a vida, e o mercado de trabalho, podem arremessar contra nós “bolas em curva”, acontecimentos inesperados que viram nossos planos de cabeça para baixo. Cliente importante que decide fazer negócio com outro. Promoção tida como certa que é dada para outro. Mudança drástica na economia que faz as vendas despencarem, deixando a empresa debatendo-se para sobreviver. Chefe decide fazer alterações em um projeto no qual investimos horas e energia ao longo de semanas.
Fatos similares podem acontecer com nossa vida pessoal. Você recebe um telefonema sobre crise familiar que acabou de irromper. Um aparelho caro ou seu automóvel quebram, bagunçando seu orçamento. Alguém próximo recebe um diagnóstico grave.
A pergunta é: “Como lidar com essa ‘bola em curva’?” Se nosso primeiro impulso é entrar em pânico ou nos esconder até que a crise passe, como reagir de maneira produtiva? A Bíblia oferece princípios de como lidar com as bolas em curva que a vida lança contra nós:
Se você não estiver preparado, há Alguém que está! Não podemos saber os problemas que nos espreitam ao virar a próxima esquina, ou que enfrentaremos amanhã, mas Deus sabe. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11).
Não enfrente o inesperado sozinho. Deus promete que ao enfrentar incertezas ou calamidades iminentes, não precisamos reagir com medo: Ele vai atravessá-las conosco! “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10).
Mudanças podem ser benção e não maldição. Quando planos bem concebidos deixam de funcionar como esperamos, ficamos frustrados, irados ou desesperados. Geralmente, porém, planos alterados ou mudança total de direção podem ser exatamente o que precisávamos. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).
Próxima semana tem mais!
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.É autor do blog www.bobtamasy.blogspot.com .Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você já jogou basebol e enfrentou a temível e surpreendente bola em curva ou vivenciou isso em outro esporte? Como foi isso?
2. Já enfrentou “bolas em curva” na sua vida diária ou no trabalho? Você está enfrentando algo assim no momento?
3. Quando ocorrem coisas inesperadas como você reage?
4. Conforta saber que Deus quer estar ativamente envolvido com você no trato de mudanças súbitas ou circunstâncias adversas?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 3.5-6; 16.3-4; Isaías 26.3; Mateus 6.25-34; 28.20; 11.28-30; I João 4.18.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.Veja mais Maná da Segunda