Maná da Segunda

Maná da Segunda: Lidando Com a Concorrência



Por Rick Boxx



Um amigo se encontrava em um dilema. Seu bem-sucedido negócio no ramo imobiliário estava enfrentando o grave desafio de um concorrente que, agressivamente, procurava seduzir seus clientes. Para tornar tudo ainda mais complicado, esse competidor freqüentava a mesma comunidade religiosa que ele, o que o tornava da mesma família espiritual. “Como faço para agir com integridade nessa situação?”, ele me perguntou. A resposta que lhe dei pode surpreender você.



No livro de Provérbios, na Bíblia, encontramos o seguinte conselho: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você” (Provérbios 25.21-22). Uma vez que não é comum lidarmos com brasas vivas em nossa sociedade, pelo menos da forma como vemos nesse texto, essa admoestação parece um tanto estranha. O que quer dizer “amontoar brasas vivas”?



Para ajudar a entender o que isso significa na vida real, um comentário sobre essa passagem menciona um ritual egípcio antigo, em que um indivíduo carregava sobre a cabeça uma bacia cheia de brasas para demonstrar sua mudança de atitude. Colocando essa prática no contexto de Provérbios, sugere que ao sermos gentis com nossos competidores podemos fazer que mudem de atitude.



Assim, aconselhei meu amigo a se oferecer como mentor daquela pessoa, ensinando-lhe a práxis apropriada dos negócios e talvez, conquistar a amizade profissional de alguém que poderia reconsiderar suas tentativas de roubar seus clientes. Mas o mais importante, eu lhe disse, é que ele estaria agradando a Deus, não importando qual fosse o resultado.



Esse tipo de estratégia é absolutamente contrário às reações comuns em uma concorrência. Ao enfrentar um competidor forte, nosso impulso imediato é buscar uma maneira de obter vantagem ou frustrar toda e qualquer investida contra o nosso negócio. Geralmente nosso primeiro pensamento não é “como posso liquidá-lo com bondade?” Tudo o que queremos é liquidá-lo ou, pelo menos, minimizar o impacto que ele pode causar à nossa empresa, negócio ou lucros.



Aparentemente essa idéia é muito radical. Parece definitivamente contrariar a “sabedoria” que deve prevalecer nos negócios. Mas é a razão por que o livro de Provérbios é conhecido como "Livro da Sabedoria", que tem sobrevivido por milhares de anos e transcende às mudanças e ética predominantes no mundo profissional e de negócios.



Minha sugestão para quando uma situação de concorrência semelhante se lhe apresentar: trate seu concorrente com respeito e bondade, demonstrando a mesma integridade e sensibilidade que você gostaria que ele o tratasse. Por mais improvável que possa parecer de início é possível transformar um inimigo em amigo.



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda