Maná da Segunda -> Mais Que Obediência à Lei
Por Rick Boxx
Quando comecei a dar consultoria a líderes empresariais e profissionais procurando inserir verdades bíblicas em cada cenário que se apresentava, me pareceu ser uma boa ideia examinar a mim mesmo primeiramente. Esquadrinhei minha vida em todas as questões do passado, perguntando se não existiriam áreas não resolvidas onde eu tivesse falhado em sustentar os princípios bíblicos que agora serviam como minhas diretrizes.
Pensei: se eu não estiver disposto a viver pelos padrões estabelecidos por Deus, mesmo que apenas por meio dos benefícios da perfeição de uma visão retrospectiva, como poderei justificar o fato de aconselhar outros líderes e empresários a observar esses padrões?
Ao realizar esse inventário pessoal, senti-me culpado por um pequeno débito corporativo de uma empresa que eu possuíra anteriormente. Embora se tratasse de uma obrigação corporativa, pela qual pessoalmente eu não tivesse nenhuma responsabilidade legal, Deus tornara claro que Ele queria que todas as minhas tratativas empresariais fossem honestas e acima de qualquer censura, inclusive esse débito do passado.
Foram necessários tempo e esforço, mas finalmente consegui localizar a empresa para a qual o dinheiro era devido e enviei um cheque no valor do débito. Os donos ficaram surpresos e ligaram para me dizer isso, informando também, que uma vez que fora desconsiderado há já alguns anos, estavam doando o pagamento para uma igreja.
Embora a obrigação financeira tivesse sido perdoada e esquecida, isso não me liberava de minha responsabilidade diante de Deus. Integridade não é uma coisa que você pode ligar e desligar, conforme seus propósitos. Para sermos íntegros devemos nos esforçar para sustentar este padrão 100%, em todo o tempo. Essa situação foi um teste no qual Deus estava pedindo que eu demonstrasse que confiava Nele para fazer o que era certo, mesmo que isso envolvesse meu talão de cheques.
Efésios 5.3 ensina: “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos”. É fácil professar certas crenças e valores, mas viver à altura deles, especialmente quando há um custo pessoal envolvido, é muito mais difícil. Mas ainda assim isso é parte da nossa vocação como seguidores de Jesus Cristo no ambiente de trabalho. “Atos falam mais alto do que palavras”, diz o ditado. Se esperamos exercer um impacto para a eternidade entre os homens e mulheres com os quais interagimos todos os dias, nosso comportamento precisa ser consistente com as crenças que professamos.
O padrão de Deus normalmente excede as leis existentes e, como Seus embaixadores, sempre é melhor para nós irmos além do que é exigido. A Bíblia oferece esta advertência: “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói” (Provérbios 11.3).
Por ter resolvido de forma apropriada a questão do débito, não existe o medo de que ele venha algum dia surgir e lançar dúvida sobre a minha integridade como homem de negócios e consultor. E já que o pagamento feito por mim foi repassado a uma igreja local, quem sabe se não foi a resposta de oração por uma necessidade especial daquela comunidade? Como dizem, nada como matar dois coelhos com uma única cajadada!
Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você acha difícil examinar honestamente a nossa vida e ver se existe alguma questão empresarial ou profissional que ainda precisa ser resolvida?
2. Embora o autor não tivesse nenhuma obrigação legal pela dívida corporativa, você concorda com sua decisão de restituir aos credores? O que você teria feito?
3. Você concorda que “atos falam mais alto que palavras”? Seus atos se alinham bem com suas palavras, com os valores e as crenças que você professa?
4. Em sua opinião, por que uma reputação de integridade é tão difícil de conquistar e tão fácil de perder?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10.9; 11.1; 12.19,22; 20.17; 21.6; Colossenses 3.17,23; 2 Timóteo 3.16-17.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASILVeja mais Maná da Segunda