Por Robert J. Tamasy
“Em que você trabalha?” Esta é uma pergunta que comumente fazemos a uma pessoa que acabamos de conhecer, quem sabe durante uma viagem de negócios ou numa cafeteria. É uma forma de travar conhecimento com alguém. As pessoas também perguntam: “Que faculdade você frequentou?” Algumas vezes, estas perguntas surgem durante uma entrevista de emprego. Elas fornecem informações interessantes, mas nem sempre são relevantes para a competência profissional.
Antes de iniciar minha carreira me inscrevi em uma importante faculdade de jornalismo. Diplomei-me e fiz mestrado em jornalismo, mas aprendi mais sobre escrita e editoração em meus primeiros meses como editor de jornal do que durante todos os cinco anos em que estive na faculdade. Grande parte do conhecimento teórico que acumulei na faculdade não tinha aplicação prática para as minhas responsabilidades de trabalho cotidianas.
Como Seth Godin, escritor, empreendedor e blogueiro observou: “O campus onde você passou quatro anos, trinta anos atrás, pouco contribui para o trabalho que você vai fazer. Eis o que importa: a forma como você encara seu trabalho. O que você construiu? O que você liderou? Como você toma decisões?... Como você age quando ninguém está olhando? Você não é o seu currículo. Você é a trilha que deixou para trás, as pessoas que influenciou, o trabalho que fez.”
Há muita sabedoria no que Godin diz. Ter o MBA de uma faculdade de economia de destaque ou o diploma de uma prestigiosa universidade parece impressionante, mas não fala das qualidades interiores necessárias para um membro ou líder de equipe de alta qualidade. Nós queremos o relato da trajetória de uma pessoa: o que ela realizou ou as experiências que teve, particularmente as que se relacionam ao trabalho que estão procurando.
Ainda mais importante do que aquilo que fizemos, eu penso, é a forma como encaramos o nosso trabalho e como nos comportamos quando ninguém está olhando. O livro bíblico de Provérbios tem muito a dizer sobre isso:
Encarando o nosso trabalho com alto grau de dedicação. O meio mais seguro de se construir uma carreira de sucesso ou melhorar as metas de uma companhia, é trabalhar com diligência e determinação, reagindo às oportunidades quando elas surgem. “As mão preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.” (Provérbios 10:4-5).
Trabalhando com excelência e efetividade. Uma pessoa que se esforça por alcançar o mais alto grau de qualidade é rara na sociedade atual. Já que muitas pessoas parecem satisfeitas com a mediocridade, trabalhadores habilidosos que têm orgulho do que são chamados a fazer tendem a ser notados. “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29).
Priorizando a honestidade. Às vezes é tentador adulterar informações vitais para obter uma venda ou fechar um contrato, mas como frequentemente lemos nas manchetes ou ouvimos nas notícias diárias, práticas desonestas eventualmente são expostas e suas consequências cobradas. “Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.” (Provérbios 12:19). “Pesos adulterados e medidas falsificadas são coisas que o Senhor detesta.” (Provérbios 20:10).
Ficando conhecido pelo compromisso com a integridade. Outra forma de tentação é comportar-se de forma diferente quando pensamos que ninguém está vendo, em comparação com quando sabemos que nossas ações estão sob escrutínio. Uma pessoa íntegra, porém, é aquela cujo comportamento, público ou privado, permanece o mesmo. “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.” (Provérbios 10:9). “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.” (Provérbios 11:3).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto .
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Quando conhece uma pessoa, especialmente dentro do contexto profissional, você pergunta em que ela trabalha ou sobre a faculdade que fez? Que nível de importância você atribui a esta informação?
2. Para você, quais são os fatores mais importantes a serem considerados na avaliação para saber se uma pessoa está qualificada para um novo trabalho ou para maiores responsabilidades?
3. Como você descreveria uma pessoa que trabalha sempre com diligência e/ou excelência?
4. Você concorda que honestidade e integridade são qualidades importantes para distinguir-se no mercado de trabalho? Por quê? Para você, estes traços são comuns atualmente e como são avaliados?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 25:21; Provérbios 12:11,24,27; 13:4, 6; 14:5; 15:9; 20:14; 21:5; 29:10; Tito 2:7-8.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL