Maná da Segunda

Maná da Segunda - Margem: Abrindo Caminho para o Importante



Por Robert J. Tamasy

Margem. É essencial para nossas vidas de várias maneiras, mesmo que muitas vezes deixemos de apreciá-la. Por exemplo, as margens de uma página datilografada ajudam os olhos a focar nas palavras. Se toda a folha de papel estivesse coberta de palavras, sem espaços em branco, a tarefa de ler seria tediosa, na melhor das hipóteses, e até impossível.

Infelizmente, muitos de nós não apreciam a importância da margem em nossas finanças e em nossas agendas diárias. Tentamos fazer o máximo possível, mesmo que saibamos que não podemos lidar com tudo o que estamos tentando realizar. Como resultado, experimentamos estresse - muito e muito estresse.

Um comunicado de uma organização chamada Gather Ministries oferece esta descrição: “Margem é a quantidade de tempo, dinheiro ou o que quer que retenhamos - para manter a produtividade, a estabilidade e a integridade. "Margem do calendário" significa reservar tempo para descanso, solitude e para outras pessoas. "Margem financeira" significa viver dentro de nossos recursos, e até mudar nosso estilo de vida, se necessário. "Margem de trabalho" significa focar no que somos chamados para fazer e excluir as coisas que não somos."

Muitos de nós responderiam: “Margem do calendário? Margem financeira? Margem de trabalho? O que é isso?!” Porque nossos estilos de vida estão lotados de compromissos, obrigações - e despesas. Trabalhamos em excesso para adquirir um excesso de coisas que achamos que precisamos; no processo, sacrificamos coisas que são muito mais importantes - como relacionamentos, ser capazes de reservar um tempo para restauração pessoal, física e espiritual, experimentar alegria verdadeira em vez de felicidade temporária e, acima de tudo, uma sensação permanente de paz em um mundo cheio de inquietação.

Embora nossa cultura social nos incentive a seguir um estilo de vida agitado, a Bíblia nos aconselha a fazer o oposto: desacelerar, descansar, pausar o tempo suficiente para aproveitar o momento. No livro de Jó, o personagem central pronunciou as palavras com as quais muitos de nós podemos nos identificar: “Não tenho paz, não tenho quietude; não tenho descanso, mas apenas turbulência” (Jó 3:26). Mas a vida não precisa ser assim. Aqui estão algumas coisas que as Escrituras têm a dizer:

Tire um tempo para descansar. Muitas vezes parece que o grito de guerra do mundo dos negócios é: "Faça alguma coisa, qualquer coisa - faça agora!" Às vezes, mesmo quando as pressões do dia parecem estar caindo sobre nós, a melhor coisa que podemos fazer é apertar o botão "pausa" e aguardar o que Deus quer que façamos. “Fique quieto diante do Senhor e espere pacientemente por ele” (Salmo 37:7).

Tire um tempo para buscar a Deus. Nós tendemos a ficar tão envolvidos em nossas atividades e horários, que facilmente perdemos de vista Deus e onde Ele se encaixa em nossas vidas no momento. Mas quando as decisões estão pendentes e as crises parecem aumentar, há momentos em que a melhor coisa é agir contra intuitivamente. Em vez de desenvolver um frenesi, podemos, como o Salmo 46:10 pede: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus; Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”

Concentre-se no que vai durar. Grande parte de nosso trabalho duro e dias de privação de sono são dedicados a conquistas e aquisições que perdem valor e significado ao longo do tempo. “Por que gastar dinheiro com o que não é pão e seu trabalho com o que não é satisfatório? Ouça, ouça-me e coma o que é bom, e você se deliciará com a mais fina refeição” (Isaías 55: 2).

Façamos nossas prioridades as prioridades de Deus. Quando colocamos Deus em primeiro lugar e nos esforçamos para fazer como Ele ordena, ele tem uma maneira de garantir que nossas necessidades diárias sejam mais do que satisfeitas. “Mas primeiro busque o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a você também” (Mateus 6:33-34).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como você definiria “margem” em nossas vidas e em nosso trabalho? Você tem isso na sua vida? Explique sua resposta.

2. Quais são os fatores que se opõem à capacidade de criar margem em nossas vidas diárias?

3. Como você pode procurar criar margem em sua vida? Que mudanças seriam necessárias para ter mais?

4. Quais das passagens da Bíblia citadas lhe parecem mais úteis em termos de encontrar mais margem na vida, mais “espaço” para o inesperado e o que é mais importante? De que maneiras?

 

NOTA: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: 1 Reis 3: 7-15; Salmo 112: 1-5; Provérbios 8: 18-21; Isaías 33: 5-6; 1 Timóteo 4: 8

 


Veja mais Maná da Segunda