Por Jim Langley
“Fé” não é uma palavra que usamos com frequência no mercado de trabalho do século XXI, onde somente coisas tangíveis e mensuráveis são valorizadas. Entretanto, de uma forma ou de outra, todos nós temos e exercemos fé. Poderíamos definir fé como “completa confiança em algo ou alguém”. Muitas pessoas limitam sua confiança naquilo que podem fazer por si mesmas, e depositam pouca ou nenhuma fé em outras pessoas. Onde você deposita a sua fé?
Pessoalmente, descobri que a fé em outros, e especialmente em Deus, meu Pai Celestial, me permite viver a vida de forma mais completa. Encontrar e nutrir uma fé significativa promove uma mudança de paradigma na forma de abordarmos cada dia de nossa complexa vida. A vida pode ser muito mais recompensadora quando permitimos que outros entrem em nosso mundo.
Em nossa vida profissional é fácil nos enrolarmos feito uma bola, como um ouriço, não permitindo que outras pessoas se aproximem. Quando um ouriço assume esta postura defensiva, fica imóvel e não pode ir a nenhum lugar! Tenho conhecido muitos executivos concentrados em seus objetivos que vivem de forma defensiva, recusando-se permitir que aqueles que o cercam invadam seus domínios.
Estes podem obter alguma medida de sucesso, mas perdem a oportunidade de expandir grandemente seus horizontes. Se eles se abrissem para permitir que outros entrassem em seu espaço, suas empreitadas empresariais poderiam se tornar muito mais produtivas. Eles, aparentemente, temem a influência de outros e querem receber todo o crédito por seja lá o que for que possam realizar.
Na realidade, porém, o trabalho em equipe é fundamental para tudo o que fazemos na vida. Em Eclesiastes 4:9-10, o rei Salomão escreveu: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”
Ele, então, conclui o pensamento ao observar: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4:12). Tenho adotado estes versículos da Bíblia para a minha vida, e ao longo dos anos tenho visto nossa família atravessar tempos bastante desafiadores, sabendo que o Senhor é aquela “terceira dobra do cordão” que nos mantém fortes. Isso é fé – primeiramente em Deus, e depois uns nos outros.
Este é o modo certo de viver a vida. Em Romanos 1:17, o apóstolo Paulo proclamou: “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.” Isto se aplica a todos os aspectos da nossa existência neste planeta, incluindo o tempo que gastamos no mundo profissional e empresarial. Se tentarmos conduzir nossas vidas sem permitir que outras pessoas e Deus façam parte da equação, cedo ou tarde seremos enganados. Pior ainda, saberemos que estamos fora da vontade de Deus e deixaremos de buscar Seu propósito para nossa vida.
Provérbios 14:8-9 ensina: “A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa. Os insensatos zombam da ideia de reparar o pecado cometido, mas a boa vontade está entre os justos.” Aqueles que se afastam das boas pessoas que o cercam, deixando de confiar nelas e apreciar a contribuição que podem agregar, e ainda ignoram a instrução dada por Deus, estão numa rota sem saída.
Eles estão sendo enganados pela cultura egocêntrica que os cerca. Como Provérbios 27:17 afirma, “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” Como Jesus disse, “...sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma.” Se quisermos experimentar uma vida plena de experiências e realizações, precisamos deixar que outros participem do nosso cotidiano. Se desejamos uma vida abundante, é preciso permitir que Deus entre em nossa mentalidade e controle nossa vida. O Senhor também disse: “...Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:10).
Próxima semana tem mais!
Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Quando ouve a palavra “fé”, o que lhe vem à mente? Qual sua definição do que significa ter “fé”?
2. O que significa ter fé em Deus, especialmente no ambiente de trabalho? É importante para você? Por quê?
3. O que significa ter fé nos outros enquanto conduzimos nossas atividades diárias e desempenhamos nossas responsabilidades no mundo profissional e empresarial? É fácil para você ter fé nas outras pessoas, não tentando fazer tudo sozinho?
4. Como você seria capaz de exercer e demonstrar mais fé – tanto em Deus como nos outros – no seu dia a dia? Você deseja fazer isso? Explique sua resposta.
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 97:10-12; Provérbios 16:1-3; Isaías 26:1-4; I Coríntios 12:12-26; Hebreus 12:1.