Maná da Segunda

Maná da Segunda - Nada a Temer, a Não Ser o Medo



Por Robert J. Tamasy

Foi o presidente Franklin D. Roosevelt quem disse em seu discurso inaugural, em 1933: “Não temos nada a temer, a não ser o próprio medo.”  Se estivesse vivo na ocasião poderia me sentir tentado a responder: “Ah, é?  É fácil para o senhor dizer isso!”  Roosevelt tinha razão, entretanto, porque o medo pode ser uma emoção poderosa e paralisante, que nos impede de fazer algo, e até mesmo de tentar aproveitar oportunidades promissoras?

Um amigo, David Sanford, escreveu sobre cinco tipos de medo que contaminam os profissionais:

Medo do silêncio – tirar tempo do trabalho para refletir, rever previsões, pensar criativamente e planejar.
Medo de compartilhar – apresentar ideias iniciais ou esboços imperfeitos para que outras pessoas analisem e critiquem. 
Medo de vender – promover conceitos, produtos, propostas e recomendações refinadas.
Medo de rejeição e fracasso – preocupação sobre o que os outros podem dizer sobre nós.
Medo do sucesso – de que os outros possam esperar mais de nós caso sejamos bem-sucedidos. 

Todos podemos nos identificar com pelo menos um desses medos, possivelmente com todos eles. Diversos me são familiares. Deixar de lado o trabalho para pensar, imaginar e planejar às vezes vai contra a minha natureza:  “Eu deveria estar fazendo alguma coisa, não pensando!” Mas se não fizermos pausas em meio à atividade frenética, como saber se estamos fazendo a coisa certa ou fazendo-a do jeito certo?

Vender nunca foi meu ponto forte, como aprendi bem cedo, ainda na faculdade. A perspectiva de persuadir uma pessoa a comprar um produto fazia com que sentisse como se estivesse tentando torcer seus braços pelas costas. Penso que todos nós passamos por momentos em que hesitamos em seguir adiante, lutando com o pensamento: “E se eu tentar fazer o melhor que puder e, ainda assim, fracassar?” 

Mesmo agora, no estágio mais avançado da minha carreira, me pego lutando contra esses medos algumas vezes. Então, tento lembrar a mim mesmo verdades como: “Se eu não tentar, o fracasso é garantido.” Ou, colocando de outro modo a Regra de Ouro, “Venda para os outros como gostaria que eles vendessem para você.”

Descobri que a verdadeira forma para vencer o medo não está em frases inteligentes, mas em confiar em Deus, Sua sabedoria e orientação. Aqui estão algumas passagens que descobri serem úteis a esse respeito:

Fé na presença de Deus. Quando enfrentamos situações que nos assustam e causam medo, saber que Deus está conosco em meio a elas nos traz confiança e esperança.  “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10). 

Confiança no amor de Deus. Como filhos de Deus, cremos em Sua soberania – Ele conhece nossas circunstâncias e está no controle. Portanto, podemos confiar que Ele as usará para nosso bem. “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1João 4.18). “Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’” (Romanos 8.15). 

Certeza de que Deus pode lidar com nossos obstáculos. Quando os problemas parecem grandes demais para podermos lidar com eles, temos a segurança de que Deus é maior do que nossos problemas: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31). 

Queria terminar perguntando-lhe o seguinte: Como você está lidando com os medos que assaltam sua vida?

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão   

1. Com qual dos tipos de medo relacionados você se identifica mais?  Explique sua resposta.

2. Você geralmente luta com outros tipos de medo que não estão nessa lista?  Quais são eles e quando você se depara com eles?

3. Como você geralmente tenta lidar com esses medos?

4. Que diferença a fé em Deus faz quando surgem esses medos?  Você acha que Ele está preocupado com os seus medos e ansiedades quando você lida com eles no seu dia a dia, inclusive no trabalho?  Por quê?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 118:6; Jeremias 29.11,13; Filipenses 4:6-7; 1Pedro 5.7; 1João 4:4. 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda