Por Robert Tamasy
Você almeja a grandeza? Gostaria de liderar uma grande companhia ou criar uma empresa que se tornasse o padrão de excelência em seu campo? Ou gostaria de ser aclamado como um grande líder, o tipo de pessoa cujo nome aparece nas páginas de livros como o “Who is Who?” (Quem é Quem?) ou ainda ser capa da revista Time, como “A Pessoa do Ano”? Talvez você queira simplesmente ser tão habilidoso e realizado quanto pessoas que admira muito.
Além de escrever, editar e fotografar, um de meus interesses básicos sempre foi a música. Eu tocava percussão nos desfiles e em bandas do colégio, e invejava os bateristas talentosos, mundialmente afamados. “Gostaria de tocar bateria desse jeito!” - pensava frequentemente. Mas eu queria os resultados sem fazer o esforço necessário.
Em seu web site, o estrategista organizacional e treinador executivo Stephen R. Graves, recentemente fez a seguinte observação sobre liderança:
“Não existe cozinha expressa para a grandeza. Tornar-se grande não é algo que acontece ontem; ao contrário, é perseverar durante muito tempo na mesma direção. Como Malcolm Gladwell habilmente observou, mesmo aqueles que reverenciamos como gênios e prodígios – Bill Gates, Mozart e os Beatles – todos eles trabalharam incrivelmente duro durante um enorme período de tempo antes de realmente alcançarem a grandeza. As melhores sopas cozinham lentamente. Você não pode apressá-las. Você não pode apressar o “cozimento” da maturidade. Devemos alimentar o fogo do tempo.”
A maioria de nós fica impaciente quando espera que o forno micro-ondas aqueça nossa refeição ou que a cor do semáforo mude. Detestamos esperar em filas. E, com demasiada frequência, nos recusamos a investir o tempo e perseverança necessários para alcançar a grandeza vocacional. Queremos o que queremos – e queremos já!
Poderia se argumentar que a grandeza não é algo que se mereça – como acontece com um diploma da faculdade ou o pagamento por uma hora trabalhada – mas sim algo que lhe é conferido. Dois dos discípulos de Jesus, Tiago e João, buscavam por uma posição de grandeza quando pediram: “...Permite que, na Tua glória, nos assentemos um à Tua direita e o outro à Tua esquerda.” (Marcos 10:37). Depois de responder que eles não faziam a menor ideia daquilo que estavam pedindo, Jesus disse: “..O assentar-se à Minha direita ou à Minha esquerda não cabe a Mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados.” (Marcos 10:40).
Aqui estão alguns princípios bíblicos sobre a busca pela grandeza:
Leva tempo. Quando as pessoas perguntam por que alguém experimenta grande sucesso e elas mesmas não, deveriam perguntar a si mesmas: “Eu me esforcei o bastante?” “As mão diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.” (Provérbios 12:24).
Exige perseverança. Alcançar a grandeza exige disposição para confrontar obstáculos e suportar vários tipos de adversidade. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a provação da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4).
Requer a motivação correta. Devemos perguntar a nós mesmos com toda a honestidade por que desejamos a grandeza – por orgulho ou pelo desejo de honrar a Deus e sermos fiéis mordomos de tudo quanto Ele tem confiado a nós? “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” (Colossenses 3:23).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto .
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Você já almejou alcançar a grandeza? Você a busca neste momento? Explique por que.
2. Como você acredita que a verdadeira grandeza possa ser alcançada – ou lhe ser conferida?
3. Em sua opinião, quais são as possíveis armadilhas na busca pela grandeza – seja pessoal, profissional ou corporativa?
4. Como podemos discernir se buscamos a grandeza pelos motivos corretos? Que medidas você adotaria para evitar os motivos errados?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10:4-5; 12:11; 14:23; 20:4; 22:29; Efésios 2:10; Colossenses 3:17; 23-24.