Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Ano Novo Está Chegando - Você está Preparado?



Por Por Robert J. Tamasy

Enquanto esperamos o início de um novo ano, é típico que alguns de nós queiram lançar um olhar retrospectivo e avaliar o ano que está terminando. Como 2023 foi para você? Foi um tempo de entusiasmo, sucesso e realização? Foi um ano difícil repleto de desafios e adversidades? Ou uma mistura de ambos?

Há anos vem sendo o meu costume refletir a respeito do ano que termina, notando seus altos e baixos, os momentos alegres e os tempos de tristeza e desânimo. Eu descobri que essa é uma oportunidade proveitosa para sorrir novamente ao lembrar de acontecimentos felizes e realizações; lembrar e aprender com os erros cometidos; e dizer um último adeus às oportunidades que foram perdidas. Até mesmo elas, vistas sob a devida perspectiva, podem se tornar motivos para “Alegrar-se sempre”, como I Tessalonicenses 5:16 nos exorta a fazer. 

Olhar atentamente para os dias que passaram pode ser útil, mas permanecer neles por tempo demais pode ser contraproducente. Como o apóstolo Paulo escreveu, “...uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14). Paulo não teve amnésia acerca de seu passado, do qual se arrependia, mas decidiu que a melhor forma de servir ao Senhor era manter-se voltado para o futuro, em mente e missão.  

Ao nos prepararmos para o Ano Novo, seja na expectativa de um recomeço ou a continuação de coisas que estão indo bem, a Bíblia oferece sabedoria a respeito de como podemos proceder melhor: 

Planeje com antecipação, mas não com preocupação.  Quando planejamos, às vezes nos afligimos com coisas como: “E se isso acontecer?” Ou “E se isso não acontecer?” Tal preocupação pode levar ao que alguns chamam de “paralisia por análise”. Jesus Cristo exortou Seus seguidores a confiarem na provisão de Deus e não se deixarem consumir pela ansiedade. “Portanto, Eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?...Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6:25-27).

Planeje segundo as prioridades certas.  O processo de planejamento geralmente envolve decidir o que é mais importante e buscar alcançar isso, tendo o restante sob a perspectiva correta. Quando confiamos em Deus para prover tudo o quanto precisamos – pessoas, recursos, oportunidades – é importante colocá-Lo em primeiro lugar em nosso pensamento, confiando nEle para guiar nossos passos e tomada de decisões. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33). “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3). 

Planeje tendo em mente o inesperado.  O problema com o planejamento é que as circunstâncias nem sempre se alinham com o que tínhamos planejado. Portas de oportunidade se fecham; outras se abrem inesperadamente. Confiar na direção soberana de Deus ajuda a aliviar o estresse. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6). 

Planeje com o conselho de outros.  Quando nós planejamos no vácuo, confiando apenas em nossas próprias ideias e percepções, podemos deixar de ver problemas em nosso modo de pensar ou desafios potenciais com que podemos nos confrontar. Conselheiros de confiança podem nos ajudar a refinar nossas ideias bem como evitar sérios erros de julgamento. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você já parou para refletir sobre o ano que está terminando? A que conclusões você chegou? Quais foram os pontos altos – e os baixos – para você? Você tende a gastar muito tempo olhando para trás, especialmente para as coisas que gostaria de ter feito de modo diferente?

2) Quando você começa a planejar para o novo ano? Seu planejamento é elaborado e extenso? Você coloca por escrito objetivos e metas específicos? Explique sua resposta.

3) Que papel o seu relacionamento com Deus tem na forma como você desenvolve seus planos para o futuro? Você acredita que fé e espiritualidade deveriam fazer parte do processo pragmático de planejamento? Por quê? 

4) Você se considera uma pessoa preocupada, alguém que se sente ansioso ao olhar em direção ao futuro desconhecido? Como você lida com isso? Como você aconselharia uma pessoa que geralmente se sente temerosa ou apreensiva?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema sugerimos: Salmos 37:3-7; Provérbios 11:14; 16:9; 19:20; Filipenses 4:6-7; Colossenses 3:17, 23-24. 

Desafio

Envolver Deus no processo de planejamento parece intimidador, especialmente se você nunca fez isso antes. Pode ajudar considerar passagens da Bíblia relacionadas a planejamento, orientação e tomada de decisão. Também é útil ter um ou mais indivíduos em quem você confie para servir como caixa de ressonância e que oferecerão discernimentos importantes para os planos que você formular. Um Grupo de Conselheiros Confiáveis ou Jovens Profissionais que compartilhem seus valores poderiam ser especialmente úteis. Se você tem um time do CBMC em sua área, ele pode ajudá-lo a se juntar a um grupo assim.

 


Veja mais Maná da Segunda