Por Elyana Kuwae
Estamos constantemente tomando decisões. Seja em ambientes pessoais ou profissionais, todos nós precisamos decidir o que fazer diariamente. Desde o momento em que acordamos, decidimos entre sair da cama ou não. Então, decidimos que roupa iremos usar, se vamos tomar café da manhã, onde iremos trabalhar, com quais amigos iremos passar algum tempo e muitas outras decisões de maior ou menor importância.
Existem muitas coisas sobre as quais não podemos tomar decisões, tal como o clima. Também não podemos decidir o que os outros irão pensar ou fazer. Porém, quando se trata de nossa própria vida, somos responsáveis por cada decisão que tomamos: o tipo de pessoa que desejamos ser, as palavras que saem de nossa boca, nossos princípios e valores, como tratamos as outras pessoas, com quem construímos um relacionamento, como reagimos às pessoas e assim por diante.
Tomar decisões pode apresentar dilemas. Jovens, desejando se encaixar no rol de amigos, expõem a si mesmos a muitos perigos: vícios, relacionamentos proibidos e situações nada saudáveis. Muitos trabalhadores, temendo a possibilidade de perder seus empregos, escolhem ignorar ou transigir com seus valores e ceder à práticas antiéticas exigidas por seus chefes. Pais podem tomar decisões falhas, na tentativa de agir como amigos de seus filhos ao invés de estabelecer limites e discipliná-los. Estas são algumas entre as inúmeras maneiras pelas quais podemos deixar de ver a importância de nossas decisões e o modo como elas influenciam outras pessoas.
Como podemos obter sucesso e tomar as melhores decisões? A Bíblia está repleta de exemplos de tomadores de decisão, alguns bons e outros ruins. Em Gênesis 39 vemos José sendo tentado pela esposa de seu dono, mas escolheu permanecer leal a Deus e a seu amo, preferindo aceitar a punição a desonra.
Em Daniel 6, lemos o relato de Daniel, que não temeu quebrar as leis do rei e preferiu a cova dos leões a deixar de orar ao Deus verdadeiro. O livro de Ester nos conta a respeito da rainha Ester, que concordou em falar com o rei arriscando a própria vida, assim salvando o seu povo da aniquilação.
Por outro lado, a inveja de Caim o levou a matar seu irmão (Gênesis 4). Jesus contou a história do filho pródigo, o qual teve que perder tudo antes de tomar consciência de sua má decisão (Lucas 15:11-32). Então, encontramos o maior exemplo de uma péssima tomada de decisão em Gênesis 3. No jardim do Éden, Adão e Eva, apesar de terem tudo quanto precisavam, escolheram o que era proibido. Até hoje sofremos as consequências de sua rebelde decisão.
Se desejamos tomar boas decisões e sermos bem-sucedidos no trabalho e na vida pessoal, seremos sábios usando a Bíblia como o melhor recurso para obter direção sempre que enfrentamos um dilema ou precisamos tomar uma decisão importante. O rei Salomão nos oferece muitos provérbios sábios. Um deles ensina: “O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas.” (Provérbios 2:11-12). Através das Escrituras Deus nos dá a chave para o sucesso. Ele declara: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a benção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.” (Deuteronômio 30:19).
O Senhor não nos deixou sem rumo neste mundo; Ele nos deu a Sua Palavra. E Jesus Cristo, por meio de Sua vida na terra, Seus ensinamentos, Sua crucificação por nossos pecados e Sua ressurreição, nos dá o poder de tomarmos decisões sábias e desfrutar de uma vida bem-sucedida, no ambiente de trabalho, em nossos lares e nossas comunidades.
Próxima semana tem mais!
© 2025 Elyana Kuwae é peruana com raízes japonesas, chef confeiteira, mãe de dois filhos, e membro do CBMC Latin America, com o coração focado em servir ao Senhor através do discipulado. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto .
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Qual a melhor decisão que você já tomou? Por que você a considera a melhor?
2) Qual foi a pior decisão que já tomou? Quais foram as consequências dessa decisão?
3) Quando enfrenta uma decisão importante ou difícil, qual o processo que você segue para chegar à melhor conclusão possível?
4) Você já concluiu que a Bíblia é um recurso confiável para obter sabedoria e direção nas tomadas de decisão? De que maneiras?
Nota: Desejando considerar outras passagens bíblicas sobre o tema sugerimos: Josué 24:15; Provérbios 1:7; 2:6; 3:13-15; 11:14; 15:22; Jeremias 33:3; Tiago 1:5-8.
Desafio Para Esta Semana
Todos os dias nos confrontamos com decisões, algumas de pequena importância e outras de grande importância, com consequências e potencial para mudar nossa vida. Separe algum tempo nesta semana para avaliar o seu processo de tomada de decisão. Você é cauteloso e deliberado, ou impulsivo e espontâneo? Quais os pontos fortes e os fracos de cada uma dessas abordagens?
Se você está enfrentando uma decisão importante, procure por um conselheiro, mentor ou mesmo um pequeno grupo de amigos de confiança, para obter a impressão deles, receber conselhos e diferentes perspectivas que você pode ter deixado de considerar.