Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Incrível Poder de Provérbios



Por Rick Boxx

Durante um funeral a que compareci, entabulei uma conversa com Joe, alguém que eu não via há 20 anos. Quando soube o que eu fazia na Unconventional Business Network, a organização sem fins lucrativos que dirijo, Joe disse que, de certo modo, isso o fazia lembrar seu tio.

Ele explicou que seu tio havia iniciado com modestos recursos um pequeno negócio que, anos mais tarde, valia milhões de dólares. Quando Joe perguntou ao tio o motivo de seu sucesso, ele respondeu: “Anos atrás eu estava procurando uma solução para um problema de trabalho quando me voltei para o livro de Provérbios. Funcionou tão bem que desde então venho lendo e aplicando um capítulo de Provérbios à minha vida diariamente.”

Minha experiência com Provérbios tem sido similar. Na verdade, um dos “livros de sabedoria” da Bíblia, Provérbios fala isso a respeito de si mesmo. Mas não se trata apenas das palavras que lemos, mas, sim, de Deus que está por trás daquelas palavras. Por exemplo: Provérbios 1:7 declara: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Elas podem soar como palavras ásperas, mas ao continuarmos lendo cada um dos 31 capítulos do livro, entendemos por quê.

Provérbios não é um livro de filosofia, nem de elevado idealismo, mas, sim, um livro “pé no chão” – um livro de princípios e preceitos práticos. Provérbios 7:2 nos diz: “Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a menina dos seus olhos.” Os ensinamentos que encontramos em Provérbios se mostram igualmente relevantes e úteis no ambiente de trabalho da mesma forma que são para todas as outras áreas da vida.

Eu tenho ouvido executivos que se comprometeram a reunir-se semanalmente para discutir a sabedoria e os discernimentos de Provérbios; alguns desses executivos nem mesmo se dizem seguidores de Jesus Cristo. Mesmo não fazendo parte da família de Deus pela fé, eles veem o valor das verdades que encontram nesse resumido livro do Antigo Testamento. Aqui vai uma pequena amostra do que podemos aprender com ele. Em busca de sabedoria consistente em seu ambiente de trabalho, volte-se para Provérbios com frequência.

Raiva. “O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto.” (Provérbios 12:16). “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14:29).

Consequências das ações. “Esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados.” (Provérbios 11:21). “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12).

Disciplina e correção. “Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.” (Provérbios 10:17). “Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.” (Provérbios 13:18).

Busca de conselho sábio. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” (Provérbios 11:14). “O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselhos se obtém a vitória.” (Provérbios 24:5-6).

Lidar com as finanças. “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” (Provérbios13:11). “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Provérbios 22:7).

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto .

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você ou alguém que conheça já separou um tempo para ler o livro inteiro de Provérbios? Que impacto isso causou?

2. Como você definiria “sabedoria”? Como você a distingue de conhecimento ou experiência?

3. Qual das passagens citadas lhe parece mais significativa ou criteriosa? Explique sua resposta.

4. O livro de Provérbios possui 31 capítulos. Você pensaria em se comprometer a ler um capítulo por dia durante um mês e depois avaliar o que aprendeu?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:4; 15:33; 16:32; 18:16; 19:9; 20:25; 24:27; 27:4, 8, 17.


Veja mais Maná da Segunda