Por Robert J. Tamasy
“Legado” é uma palavra que ouvimos muito nestes dias. Quem sabe se quando as pessoas envelhecem, não ficam imaginando de que maneira serão lembradas – se é que serão lembradas. Se você quisesse construir um legado duradouro, como você gostaria que ele fosse? Um portfólio financeiro substancial que refletisse as recompensas do sucesso profissional? Talvez você gostasse que o seu nome fosse afixado em um edifício de um campus universitário ou a uma ala hospitalar. Algumas pessoas podem desejar se tornarem “nomes familiares”, alcançando destaque e reconhecimento em sua área profissional ou ramo de empreendimento.
O pensamento de ter um legado evoca a imagem de uma pedra sendo lançada dentro de um lago criando ondulações que se irradiam para fora. Há um problema com isso: algumas pedras causam ondulações maiores do que outras, mas no final, todas elas desaparecem. Os grandes legados permanecem por muitos anos, talvez para a eternidade.
Recentemente compareci ao culto fúnebre de um amigo de longa data, Roger Erickson, que durante 10 anos foi o primeiro Presidente do CBMC Internacional depois de sua reorganização em 1987. Quando fui contratado pelo CBMC-USA em 1981 para supervisionar suas publicações escritas, Roger foi uma das primeiras pessoas que conheci. O impacto que ele exerceu em minha vida ao longo dos anos, bem como sobre a vida de milhares de outras pessoas, é imensurável.
Durante o culto, Roger foi lembrado como um “discipulador de homens” e “pescador de homens”. Durante décadas ele cumpriu o chamado de Deus para sua vida, investindo em outros homens e apresentando Jesus Cristo como Salvador e Senhor a alguns deles, caminhando ao lado de novos crentes para prestar-lhes assistência em sua jornada espiritual. A Grande Comissão de Jesus Cristo – “ir e fazer discípulos” (Mateus 28:19) – era primordial no pensamento de Roger.
Sem dúvida, ele deixou para trás um legado com impacto eterno. Como ele mesmo reconhecia, Roger estava longe de ser perfeito, mas possuía inúmeras características que o capacitaram a servir a Deus e deixar uma marca indelével naqueles que o Senhor trouxe para sua vida. Aqui estão alguns daqueles traços:
Incansável – Sua dedicação para disciplinar outros jamais oscilou. Eu tive o privilégio de colaborar com Roger em seu livro sobre o processo de fazer discípulos, Fruit that Won’t Spoil, (sem tradução para o português), comunicando a sua percepção para que outros pudessem se beneficiar. “Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.” (I Coríntios 15:58).
Grande Convicção – Roger jamais titubeou no entendimento da sua dependência do Senhor e Seu Espírito para realizar alguma coisa de valor eterno. “...Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim vocês não podem fazer nada...Eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça...” (João 15: 5, 16).
Altamente disciplinado – Fosse gastando tempo para estudar a Bíblia para estar mais perto de Deus; memorizando versículos das Escrituras; fielmente desafiando outros homens em seu crescimento espiritual, ou os exortando para juntos fazerem discípulos, Roger permaneceu determinado e deliberado. “...prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3: 12-14).
Generoso – Generosidade era outros dos traços de Roger, fosse em dar seu tempo e energia, ou usando seus recursos pessoais para beneficiar outros e ajudar o avanço da causa de Cristo no mundo profissional e empresarial. No processo, ele foi abundantemente abençoado. “...lembrar das palavras do próprio Senhor Jesus: ‘Mais bem-aventurado é dar do que receber.’” (Atos 20:35).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como você define a palavra “legado”? O que ela significa para você?
2. Que tipo de legado você quer deixar quando sua carreira – ou mesmo sua vida terrena – chegar ao fim?
3. Por que as medidas comuns para o sucesso – riqueza, prestígio, poder, influência e fama – geralmente falham quando se trata de deixar um legado duradouro?
4. Se você fosse começar a fazer mudanças na sua vida e seu trabalho, de forma que seu legado verdadeiramente tivesse um impacto eterno, quais seriam elas?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 50:7; Atos 17:28; Gálatas 6:9-10; Filipenses 3:7-11; II Timóteo 2:2.