Maná da Segunda

Maná da Segunda -> O Líder Como Pastor



Por Robert J. Tamasy

Anos atrás tive o privilégio de trabalhar com meu amigo Ken Johnson, ajudando-o a escrever sobre suas experiências com a criação de ovelhas, passatempo praticado na propriedade rural da família. O livro pretendia mostrar as similaridades intrigantes existentes entre o comportamento da ovelha e do ser humano. Por exemplo:

Ovelhas têm fascinação por “grama mais verde”. Durante um certo período de seca, as ovelhas foram levadas para um pasto que não lhes era familiar. Poucos minutos depois, estavam elas forçando a cabeça pelos espaços existentes na cerca de arame, tentando alcançar a grama do outro lado.

Ovelhas gostam de brincar de “seguir o líder”. Certa manhã, ao trazer as ovelhas para fora do estábulo, Ken segurou um bastão diante da líder do rebanho, no momento em que ela chegava à porta. Ela pulou sobre o bastão e todas as que a seguiam, também saltaram no mesmo lugar, mesmo depois que o obstáculo tinha sido retirado.

Certas raças têm uma estrutura que não lhes permite se colocar novamente de pé sozinhas, caso tropecem e caiam de costas. Elas ficam como que engessadas e incapazes de se levantar. Sem ajuda de seus pastores, morreriam sufocadas lentamente.

Frequentemente as ovelhas sofrem de uma condição visual que não lhes permite ver nada que não esteja diretamente à sua frente. Elas se fixam de tal forma no problema imediato, que não reconhecem uma possível solução, mesmo que esta possa estar prontamente disponível.

Você se reconhece em alguma dessas características? A Bíblia contém muitas referências a ovelhas, rebanhos e pastores. Em Isaías 53.6 lemos: “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho”.



Trabalhando nesse livro, fiquei admirado com o papel que o pastor desempenha conduzindo ovelhas desamparadas e indefesas que não podem proteger-se. É interessante observar que, para maximizar a produtividade de uma empresa e seu pessoal, um bom líder deve também exercer as funções de pastor confiável e responsável.



O Salmo 23, conhecido como o “salmo do bom pastor”, fala sobre "andar pelo vale da sombra de morte”. Embora esse texto seja muito usada em serviços fúnebres, referindo-se à transição da vida terrena para a morte, na verdade ela descreve ovelhas conduzidas pelo pastor a novos pastos, através de uma passagem escura entre montanhas, onde predadores poderiam estar à espreita nas sombras. Confiando no cuidado e na proteção do pastor, as ovelhas, que não são nada corajosas, prosseguem confiantemente. É uma maneira pela qual o líder pode atuar como pastor.



Compromisso firme. Quando os empregados sabem que seu líder sempre coloca seus melhores interesses em primeiro lugar, não importando o custo, farão tudo por ele. “Eu (Jesus) sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10.11).



Conhecimento inquestionável. Com freqüência o líder é um virtual estranho, que fica imaginando por que as pessoas não querem segui-lo. O bom líder conhece bem as pessoas que lidera e atende prontamente suas necessidades. “Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora... e estas o seguem porque conhecem a sua voz” (João 10.3-4).



Prioridades inabaláveis. O bom líder sabe que, para que a empresa alcance a excelência e prospere, é preciso que haja provisão apropriada e sólida para os que fazem parte dela. Essa foi a preocupação de Jesus ao delegar responsabilidades aos Seus seguidores: “Cuide das Minhas ovelhas” (João 21.15-19).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda