Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Poder de Falar as Palavras Certas



Por Robert J. Tamasy

Vivemos em tempos sem precedentes. As ondas do ar estão cheias de palavras, assim como a Internet. Graças à mídia social, qualquer pessoa com a capacidade de falar pode postar qualquer informação, ideias e opiniões que escolham apresentar. Devido ao fato de as notícias estarem presentes na Tevê 24 horas por dia, sete dias por semana, são infindáveis os comentários e exposição das notícias e eventos do dia. As vinte e quatro horas do dia estão cheias de sons, não de silêncio. Como resultado, podemos dizer que jamais na história da humanidade muito tem sido dito por tantos – acerca de tão pouco. 

Uma consequência disto é que pessoas tão ansiosas por falar geralmente deixam de fazer uma pausa e considerar o que estão falando. Positivo ou negativo, gentil ou áspero, elas abrem a boca e deixam as palavras voarem. Isso me faz lembrar de Provérbios 10:19, que adverte: “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.”

Mesmo que escolhamos não nos deixar envolver pelo caos das comunicações da mídia social e limitar nossa exposição ao palavreado bombástico tão comum na mídia de massas, ainda assim não estaremos imunes ao poder das palavras, para o bem ou para o mal. Nós podemos ser culpados ou vítimas (ou os dois) por palavras usadas descuidadamente. 

E-mails são uma maneira maravilhosa e rápida de comunicação. Porém, se não usarmos de precaução e primeiramente revisarmos e reconsiderarmos o que escrevemos antes de os enviarmos, podemos nos arrepender depois. Especialmente se o que escrevermos for em um momento de raiva ou emoção aquecida. O mesmo se aplica ao enviarmos mensagens por correio de voz ou textos pelo smartphone. O que soava bem e parecia apropriado à primeira vista pode causar um estresse considerável depois. 

Com a comunicação eficiente sendo tão essencial para o mundo empresarial e profissional do Século XXI, mas, ao mesmo tempo, tão desafiadora, aqui estão alguns princípios da Bíblia úteis para nós: 

Escolhamos nossas palavras com sabedoria. Tenho conhecido pessoas que estavam mais do que ansiosas para dar aos outros um pouco do que pensavam que não poderiam se dar ao luxo de perder o momento. Devo admitir que por vezes fui culpado disso eu mesmo. Considerar antecipadamente o impacto das palavras que pretendemos dizer pode determinar se elas serão benéficas ou destrutivas. “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata. Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.” (Provérbios 25:11-12). 

Consideremos nossas palavras como ferramentas para construir, não para derrubar. Em nosso mundo – e no mercado de trabalho onde gastamos tanto do nosso tempo – encontramos muita negatividade, frequentemente envolvendo palavras ditas e escritas com más intenções. Não é necessário que nós contribuamos com isto. Usando palavras que estimulam ao invés de desanimar podemos fazer uma diferença significativa. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29). 

Contrariemos as palavras prejudiciais. Você já viu uma pessoa depois de ela ser alvo de palavras iradas ou vingativas? Quem sabe você tenha sido uma delas algumas vezes. Conhecendo a dor e desconforto que palavras prejudiciais podem causar, nós devemos nos esforçar por oferecer, ao contrário delas, palavras que promovam cura, encorajamento e sejam inspiradoras. “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” (Provérbios 12:18).  

Não faça parte do mal das comunicações. Ao contrário, busque ser parte da cura.

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Como você pensa e reage ao que tem sido comunicado nestes dias através da mídia social e da mídia de massa? De que maneira o que você ouve ou lê afeta seu humor e atitudes enquanto você atravessa um dia típico?

2) O quanto é tentador enviar mensagens impulsivas aos outros estando sob o efeito de fortes emoções? Você já enviou um E-mail, texto ou correio de voz que mais tarde o fez arrepender-se? Qual o impacto daquilo que você expressou e da forma como o expressou?

3) Por que é tão difícil às vezes fazer como sugerido – pausar e considerar o que queremos dizer antes de dizer ou enviar, antes que seja tarde demais para desfazer o dano causado?

4) De que maneira o poder das palavras pode ser usado – e usado abusivamente ou da maneira errada? O que o modo pelo qual usamos as palavras tem a dizer a nosso respeito e o tipo de pessoa que somos?

Nota: Desejando considerar outras passagens referentes ao tema sugerimos: Provérbios 10:20-21; 12:14; 13:3; 15:4; Eclesiastes 10:12; Mateus 12:33-37; Romanos 15:1-4. 

Desafio Para Esta Semana

Esta semana pode ser um bom momento para avaliar como você se comunica com os outros – não apenas quanto ao conteúdo, mas também da maneira como você expressa seus pensamentos e ideias. Você tem a tendência de ser impulsivo, falando imediatamente o que está em sua mente ou toma o tempo necessário para considerar o que está prestes a dizer e como será recebido por aqueles que irão ouvir ou ler o que foi expresso?

Se você tem amigos ou colegas de confiança, pessoas que você sabe que se interessam sinceramente por você, pode pedir a eles que o ajudem nessa avaliação. E se eles estiverem abertos a isso, você pode ajudá-los da mesma forma. Se você está em um grupo do CBMC, esta pode ser uma boa oportunidade para discutir isso durante seu próximo encontro.

 


Veja mais Maná da Segunda