Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Problema de Esperar em Um Mundo ASAP



Por Robert J. Tamasy

Todo mundo parece estar com tanta pressa. Tem sido assim já há muito tempo. Isso pode ter se iniciado com a Revolução Industrial, quando grande parte do mundo começou a mudar de sociedades agrárias para industriais. Quando se está cultivando uma safra, os fazendeiros sabem que não há como apressar o processo. Porém, quando os produtos são manufaturados, como carros, roupas, ou componentes eletrônicos, o ritmo da vida e do trabalho acelera significativamente.

A tecnologia, obviamente, teve o efeito adicional de fazer a vida parecer instantânea. Recebemos e-mails, mensagens e posts de mídia social tão rapidamente quanto um soluço. Mesmo que estejamos em casa, podemos ter uma reunião cara a cara com chefes e empregados usando várias ferramentas de conferência.

Assim, nos encontramos vivendo em um mundo ASAP (sigla para “As Soon As Possible” – o mais breve possível) – no qual necessidades e demandas devem ser respondidas imediatamente. O problema é que na vida real, nem todos os desafios podem ser resolvidos “já”. Um cliente pode tardar em tomar uma importante decisão. A promoção longamente esperada pode ser vagarosa para chegar. Uma doença grave pode requerer um tempo de recuperação maior do que o esperado. “O mais breve possível” pode demorar um longo tempo.

Isto pode ser especialmente verdadeiro para os que se esforçam por integrar nossa fé a tudo quanto fazemos, inclusive nosso trabalho.

Com circunstâncias que estão além do nosso controle e sem alternativas, a não ser confiar em Deus para nos proporcionar sabedoria e direção, nós aprendemos o significado de uma palavra-chave: ESPERAR.

Para indivíduos guiados pela ação, o seu lema pode ser: “Não fique aí parado – faça alguma coisa!” Porém, quando lemos passagens como a de Salmos 37, descobrimos que este nem sempre é o plano de Deus. O Salmo em seu início diz o que devemos fazer:

“Confia no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor...” (Salmos 37:3-5).

Parece bom, não é mesmo? Pensamos conosco: “Posso fazer isso!” Mas então, nós lemos palavras que nos fazem pisar no freio: “Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência...” (Salmos 37:7). E como que para corroborar isso, o verso 34 do mesmo Salmo nos diz: “Espere no Senhor e siga a sua vontade...” Geralmente, isso não é o que desejamos ouvir. Posso me recordar de várias vezes ao longo de minha carreira em que eu orei buscando a direção de Deus em uma variedade de assuntos. Mas, geralmente, Sua resposta era: “Espere”. Aqui estão algumas passagens que eu achei de grande ajuda:

Manter o foco em Deus. Algumas vezes, o propósito de Deus em nos fazer esperar está em reforçar a verdade de que Ele é soberano – Ele está no controle, e não nós, e podemos confiar nEle. “Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” (Salmos 46:10).

Ter o necessário descanso. Às vezes, seja recuperando-nos de uma enfermidade ou estando vacilantes depois de um revés profissional, nós precisamos tempo para nos reorganizar e sermos restaurados. “...aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31).

Esperar pacientemente pelo resultado. Quando temos a certeza de que estamos fazendo o que Deus nos chamou para fazer, nós podemos confiar nEle quanto aos resultados, não importa o quanto demore para que eles se cumpram. “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” (I Coríntios 15:58).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você se percebe com pressa, correndo na rotina contínua do “O mais breve possível” ou “Precisamos disso já!” Como isso faz você se sentir? Como isso afeta a satisfação que você tem com o seu trabalho?

2) Que estratégias você descobriu serem úteis para lidar ou até mesmo escapar do ritmo frenético da vida e do trabalho diários?

3) Quando você lê as palavras de Deus na Bíblia: “Descanse no Senhor e espere por Ele com paciência”, como você reage? Essa admoestação lhe traz alegria e conforto ou você reage pensando: “Eu não quero esperar! Não tenho tempo para isso!” Explique sua resposta.

4) Como a necessidade de esperar se prova benéfica? A passagem de Isaías diz que “...aqueles que esperam [têm esperança] no Senhor renovam as suas forças...” Já houve ocasião em que isso provou ser verdadeiro para você?

Nota: Desejando considerar outras passagens sobre o tema sugerimos: Êxodos 6:6-8; Ruth 3:16-18; Salmos 42:1-5; Atos 1:4-5; 2:1-4; Gálatas 6:9. 

Desafio Para Esta Semana

Esta semana tente conversar com alguém sobre o mundo frenético e apressado em que vivemos e como nós deveríamos reagir apropriadamente a ele. Pense em alguma ocasião em que Deus o colocou em Sua “sala de espera”, fazendo com que fosse necessário que você esperasse pela resposta dEle às suas necessidades – e a forma como você reagiu.

Talvez você se encontre no indesejável modo “espera” neste momento. Discuta isso com um amigo, um mentor ou com conselheiros de confiança que o ajudem a obter a perspectiva correta sobre porque Deus pode estar pedindo a você para esperar e ser paciente.

 


Veja mais Maná da Segunda