Por Robert Tamasy
Tempos atrás, minha esposa e eu visitamos um restaurante e depois preenchemos uma pesquisa sobre a nossa experiência ali. Ao responder ao questionário fomos automaticamente inscritos em um concurso que oferecia um prêmio em dinheiro. Para nossa surpresa, fomos notificados de que tínhamos ganhado e, semanas mais tarde, recebemos um cheque pelo correio. Não se tratava de uma grande quantia, mas procuramos fazer bom uso do dinheiro inesperado.
Isso me levou a ficar imaginando o que seria necessário para se sentir verdadeiramente rico. Que tal se você ganhasse um grande prêmio na loteria? Ou então se descobrisse que era herdeiro de um parente rico e que esta pessoa havia deixado para você uma grande herança? Ou ainda alguém aparecesse inesperadamente à sua porta para lhe dizer que você havia ganhado um polpudo bolão? Qualquer uma dessas situações faria de você uma pessoa rica?
Muitas pessoas acreditam que se de alguma forma ganhassem uma enorme quantia de dinheiro se tornariam verdadeiramente ricas e todos os seus problemas se resolveriam de repente. Mas será? Todos nós podemos nos lembrar de relatos noticiosos sobre pessoas famosas extremamente ricas que passaram por grandes dificuldades na vida apesar de sua riqueza. Algumas das nações mais ricas do mundo são assaltadas por grandes problemas sociais, apesar de sua abundância. Parece que afinal o dinheiro não é necessariamente o remédio para todos os males.
Alguém disse que diante da escolha entre ter ou não ter dinheiro, escolheria sem dúvida nenhuma ter dinheiro. Penso que todos nós concordaríamos com isso. Mas será o dinheiro, propriedades ou um portfólio com pesados investimentos a fonte da verdadeira riqueza – ou esta fonte é outra? E como ser bem-sucedidos e adquirir essas riquezas? A Bíblia apresenta algumas observações:
Riqueza material – e a falta dela – pode ser pedra de tropeço. Em termos de dinheiro e bens materiais, podemos debater-nos por não termos o que necessitamos. Porém, ter em demasia também pode criar problemas: “...não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu Te negaria e Te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.” (Provérbios 30:8-9).
Na busca por riquezas palpáveis, nada é o bastante. Há alguma coisa acerca das riquezas que não permite que nos convençamos de que já temos o bastante – mesmo as pessoas mais ricas dirão que sempre “cabe mais um pouquinho”. “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.” (Eclesiastes 5:10). “Duas filhas tem a sanguessuga. ‘Dê! Dê!’ gritam elas...” (Provérbios 30:15).
Conhecer e agir segundo a verdade é o caminho para a verdadeira riqueza. Abraçar a verdade que Deus proporciona nas Escrituras enriquece mais do que qualquer outra coisa que o mundo material possa oferecer. “Regozijo-me em seguir Teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.” (Salmos 119:14).
O uso que fazemos dos recursos materiais pode ser um teste. Talvez nossa atitude em relação às riquezas e como usamos o que possuímos sirva como um forte indicador do nosso caráter, bem como de nossa confiabilidade como administradores daquilo que nos foi confiado. “Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” (Lucas 16:11).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.
Questões Para Reflexão ou DiscussãoSegundo sua perspectiva, o que é preciso para ser verdadeiramente rico?
Quem é a pessoa mais rica que você conhece? Qual sua atitude em relação à sua riqueza? Você acredita que ela proporcionou a essa pessoa felicidade e realização verdadeira? Por quê?
Por que ter muito dinheiro pode ser uma pedra de tropeço e fonte de problemas para alguém?
Que você pensa da ideia de confiar e agir segundo as verdades de Deus como sendo elas a fonte das maiores riquezas? Explique sua resposta
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:28; 13:7; 15:6; 16:8; Eclesiastes 2:1-11; 12:13-14; Mateus 6:25-34.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL