Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Oportunidades



Por Robert D. Foster


Você leu o livro "Sam Walton: Made in América", a biografia de Sam Moore Walton, fundador da rede de lojas Wal-Mart, conhecida internacionalmente? Ao terminar a leitura desse interessante livro, me lembrei do lema chinês para a guerra: "Aproveite a oportunidade para furtar a cabra."



Este estratagema oriental era uma exortação para que se tirasse vantagem das oportunidades quando elas surgissem. Foi o que fez Sam Walton, ganhando milhões de dólares ao ocupar um nicho de mercado que passara desapercebido aos concorrentes. Qualquer pequeno erro ou descuido nas vendas a varejo foram transformados em lucro pelo Wal-Mart. Sr. Walton não era um "furtador de cabras", mas reagia com eficiência às oportunidades de progresso para sua empresa e sua missão.



Mao Tse-Tung, fundador da República Popular da China, liderou sua nação com uma fórmula vigorosa para vitória: "Quando o inimigo avança, nós recuamos; quando ele pára, o atormentamos com ataques sucessivos; quando o inimigo está exausto, nós o atacamos; quando ele bate em retirada, nós o perseguimos." Isto se chama "senso de oportunidade". "Grandes oportunidades surgem para todos, mas muitos não percebem que as encontraram. A única preparação para tirar vantagem das oportunidades consiste em fidelidade àquilo que cada dia trouxer", disse A. E. Dunning.



Uma das histórias que passam desapercebidas na Bíblia fala sobre oportunidades perdidas. Ela se deu no deserto de Parã, ao norte do Monte Sinai. Observe esta paráfrase sobre a conversa de dois cunhados:



"Irmão Hobabe, vamos tomar posse da terra que Deus nos deu na Palestina. Você pode participar do acordo - e que belo acordo! Que favor o Senhor vai nos fazer. Ele vai incluir você no acordo também."



"Obrigado, irmão Moisés, mas não dá. Estou fascinado com a perspectiva, mas os riscos são grandes demais. Provavelmente nós poderíamos manter alguns de nossos hábitos nômades lá em Canaã, mas isto poderia nos afastar de nossos ritos pagãos e da adoração aos nossos deuses. E, sem querer causar qualquer desavença na família, Moisés, você é o número 1; com Josué como seu substituto natural, eu seria apenas mais um auxiliar. Estou certo que papai (Jetro) vai entender, mas neste momento não posso aproveitar esta oportunidade" (Números 10.29-32).



Ao invés de ir em busca das promessas do futuro, o cunhado de Moisés, Hobabe, preferiu optar pelas certezas - embora limitadas - do presente. Ele deve ter pensado: "Terra de leite e mel? Talvez sim, talvez não. Pelo menos aqui eu tenho a certeza de pão e água!"



O humorista Josh Billings certamente diria a Hobabe algo que se aplica a cada um de nós: "Oportunidades são como ovos: só vêm um de cada vez."



"Não fiquem lembrando o que aconteceu no passado - isso não é nada comparado ao que Eu estou para fazer, uma coisa completamente nova! Algo que Eu já comecei a realizar, será que vocês ainda não perceberam? Vou abrir uma grande estrada no deserto, para o Meu povo voltar à sua terra. No meio da terra seca, farei correr rios!" (Isaías 43.18-19).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert D. e Rick Foster, extraído e adaptado com permissão de "Take Two On Monday Morning" (Dose Dupla na Segunda-feira Cedo). Tradução de Mércia Padovani.

Esse e outros textos podem ser encontrados no endereço http://www.cbmc.org.br
Veja mais Maná da Segunda