Por Rick Boxx
Muitos líderes têm uma visão limitada dos planos e intenções que Deus tem para o nosso trabalho. Portanto nos ajudará ter um lembrete ocasional de que, quando vamos trabalhar, estamos lá como Seus servos. Aqui estão algumas das razões de Deus para estabelecer o trabalho, cada uma das quais começa com a letra "P": proposito, provisão, produtividade, prazerosa aos olhos e preparar a ordem.
Vamos começar com “Propósito”. Pense em Deus como um comandante militar que supervisiona Seu exército para uma guerra. Muitos de Seu povo são soldados, mas alguns são cozinheiros, mecânicos, guarda-livros ou profissionais de marketing que recrutam soldados. Cada pessoa tem um papel individual a desempenhar com o objetivo abrangente de vencer a guerra. Em Provérbios 19:21, lemos: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.” Precisamos entender que nosso trabalho é importante para Deus, qualquer que seja o nosso papel. Esforce-se para descobrir e realizar o seu objetivo vocacional designado de uma maneira que contribua para o propósito eterno e final de Deus.
A segunda das razões de Deus para o trabalho é a “Provisão”. Quando Deus estava criando os céus e a terra, realizou Sua obra de maneira a garantir que o homem e todos os animais tivessem meios de provisão e sustento. Em Gênesis 1:29, lemos: “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.” Da mesma forma, o trabalho que Deus ordenou para nós realizarmos foi parcialmente projetado para fornecer provisões diárias para nossas necessidades. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que a provisão é o único objetivo de seu trabalho, deixando um vazio na vida.
Uma terceira razão de Deus para o trabalho é “Produtividade”. No século 19, pareceria impossível que a Terra pudesse produzir comida suficiente para alimentar sete bilhões de pessoas. No entanto, Deus forneceu uma visão divina a vários inventores que ajudaram a atingir a Revolução Industrial. Suas invenções elevaram a produtividade a um nível que permitiu a produção de alimentos disparar, superando todas as expectativas.
Quando Deus criou o homem, seu primeiro mandamento foi: “...sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a....” (Gênesis 1:28). Ele deseja que sejamos frutíferos e produtivos em tudo o que fizermos, incluindo nosso trabalho. O aumento da produtividade atende melhor nossos clientes e é mais gratificante para nós, pessoalmente, à medida que nos esforçamos para melhorar.
A quarta razão pela qual Deus ordenou o trabalho pode ser denominada “Prazerosa aos olhos”. Quando eu era banqueiro, lidei com o financiamento de um novo campo de golfe. Quando o campo de golfe foi concluído, eu joguei a segunda partida de golfe que foi jogada naquele campo! Enquanto eu estava no campo impecavelmente bem cuidado, aninhado em um cenário incrivelmente bonito e cercado pela vida animal, encontrei meu coração instantaneamente conectado a Deus pela beleza que eu havia experimentado.
Em Gênesis 2: 9, lemos: “Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento...”. Deus estava preocupado em criar algo não apenas prático e funcional, mas também esteticamente agradável para os outros. Ao abordarmos nosso trabalho, devemos nos esforçar para fazer o mesmo.
O último dos "P’s" pelas razões do Senhor para criar trabalho para a humanidade é “Preparar a Ordem”. Servimos a um Deus de ordem, não ao caos. Ele pegou um mundo sombrio e sem forma e deu ordem a ele, incluindo dias e estações, permitindo que administrássemos melhor nosso tempo. Gênesis 1:14 nos diz: “Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.” Advogados, contadores e muitos outros profissionais ajudam aqueles que criam o caos a colocar alguma estrutura e ordem em nossas vidas. Às vezes, nosso trabalho serve melhor a Deus, trazendo ordem a um mundo caótico.
Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Antes de ler este "Mana da Segunda", se alguém lhe pedisse para descrever o propósito de Deus para o trabalho, como você reagiria?
2. Esta discussão oferece uma perspectiva diferente sobre como Deus pretende que abordemos e realizemos nosso trabalho todos os dias? Por que ou por que não?
3. Qual dos cinco propósitos citados para o trabalho faz mais sentido para você - e por quê? Qual você acha mais difícil de entender ou aplicar? Explique sua resposta.
4. Se Deus realmente tem razões específicas para continuarmos nosso trabalho, que diferença isso deve fazer quando você se prepara para ir trabalhar todos os dias?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 2:24-25, 3:22; 2 Coríntios 5:20; Efésios 6:5-9: Colossenses 3:17,23-24; 4:1