Por Robert J. Tamasy
Existe uma verdade universal sobre o trabalho que está por fazer: alguém precisa fazer o tal trabalho. E caso se trate de algo que somente você pode fazer, ou você se dispõe e põe mãos à obra ou... definitivamente ele não será realizado.
Tim Kight, consultor de negócios e treinador, apresenta esta sábia observação: “Os médicos não tornam você saudável. Nutricionistas não o tornam esbelto. Professores não o tornam inteligente. Treinadores não o deixam em forma. Eles ajudam, mas você tem que assumir a responsabilidade e fazer o trabalho.”
Isso soa como lugar comum, mas com demasiada frequência deixamos de “fazer o trabalho”, como Kight coloca, e nos perguntamos por que o sucesso esperado se transforma em fracasso. Vi isso em minha própria vida, com um livro que ainda estou para escrever e meu desejo de melhorar minhas habilidades e tocar bateria por hobby. Posso ler livros, assistir a vídeos e ouvir mensagens de áudio sobre como fazer essas coisas, mas até que eu dedique tempo e realmente faça o trabalho, esses desejos sempre permanecerão na categoria de coisas que são realidade apenas na imaginação.
Pense na pessoa que você mais admira, seja ela um líder empresarial ou profissional, artista, orador, atleta ou mesmo alguém que seja um exemplo espiritualmente. Seja quem for esse indivíduo, ele se tornou notável por ter habilidades e realizar coisas que vão além do normal. Ele pode ter começado como alguém com metas e objetivos mensuráveis, além de suas elevadas aspirações. Mas ele não chegou onde está simplesmente por desejar ou ficar esperando. Ele realizou o trabalho necessário para chegar àquilo que tentava alcançar.
Na Bíblia, descobrimos que um relacionamento verdadeiro e eterno com Deus se dá por Sua graça, e por meio da fé. Mas as Escrituras não diminuem a importância do trabalho. Nós não conquistamos o favor de Deus por causa do nosso trabalho, mas esse trabalho serve como evidência externa daquilo que Ele fez em nossa vida internamente através do Seu Espírito. Aqui estão algumas das verdades que encontramos na Palavra de Deus:
Fé e obras estão necessariamente entrelaçadas. Você pode imaginar uma pessoa que reivindique ter um emprego importante, sem nunca ter aparecido para trabalhar ou ter desempenhado nenhuma de suas responsabilidades? A prova de que realmente temos um emprego – qualquer emprego – é que realmente desempenhamos o trabalho exigido. “De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?... Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.” (Tiago 2:14-18).
Para produzir os resultados desejados, planeje o seu trabalho e trabalhe o seu plano. Você quer conhecer um “sucesso fracassado”? Trata-se daquela pessoa que está sempre falando aos outros sobre o que deseja fazer, mas nunca, de fato, põem mãos à obra. “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios 14:23). “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” (Provérbios 21:5).
Um conselho é tão bom quanto a nossa disposição de colocá-lo em prática. Como citado acima, médicos, nutricionistas, professores e treinadores podem oferecer orientação útil, mas de pouco servirá se não estivermos dispostos não apenas a ouvir o que eles têm a dizer, mas também a pôr em prática seus conselhos. “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.” (Provérbios 19:20). “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.” (Provérbios 12:15).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Alguém já disse: “Amo o trabalho. Posso me sentar e ver outras pessoas trabalhando o dia inteiro!” Você sabe de alguém assim? Você já se sentiu culpado por ser assim, ver o trabalho que precisava ser feito, mas não sentir vontade de tomar a iniciativa de realizá-lo? Explique sua resposta.
2. Você algum dia já recebeu conselhos úteis – quem sabe do seu médico para melhorar sua saúde ou de um mentor para melhorar a produtividade, ou ainda sugestões para crescer espiritualmente e deixou de colocá-los em prática? Por que você acha que isso aconteceu?
3. Como você se sente quando se depara com uma tarefa difícil, assustadora, e através de um esforço determinado consegue realizá-la? Que recompensas provêm de um trabalho bem feito?
4. Algumas pessoas tendem a relegar sua fé a um local de culto ou a ambientes religiosos. A Bíblia, porém, ensina que devemos viver nossa fé em tudo quanto fazemos. Em sua opinião, qual o papel da fé no desempenho de nossas responsabilidades profissionais e ao enfrentarmos desafios no ambiente de trabalho?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 24:30-34; I Coríntios 3:9; Efésios 2:10; Colossenses 3:23-24; II Timóteo 3:16-17.