Maná da Segunda

Maná da Segunda - Pânico ou Paz - A Escolha é Nossa



Por Ken Korkow

O que nós vemos determina o que somos. O que nós vemos também tende a ditar como nos sentimos.

Desde o início do ano temos vivido sob circunstâncias sem precedentes, extremamente turbulentas. Se você já viu tempos de grandes problemas físicos, econômicos e políticos, provavelmente ficou ansioso, retraído, reprimido e, talvez, buscando maneiras de curar o seu sofrimento.

Depois de ouvir notícias inexoráveis que essencialmente insistem em anunciar “O mundo está acabando! O mundo está acabando!”, começamos a pensar que talvez elas sejam certas. Bombardeados por mensagens de destruição e ruína, passamos a ver um mundo de problemas complexos e insolúveis – e começamos a ver nossa própria vida, em grande parte, da mesma maneira.

Essa, porém, não é a nossa única opção. Também existe a opção de ver o mundo – e nossa vida de um modo geral – através dos olhos confiantes e inabaláveis da fé. Como adverte II Coríntios 5:7, “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.”

Se cremos e confiamos que Deus, nosso Pai Celestial é soberano, e está totalmente no controle com um plano perfeito – mesmo quando tudo ao nosso redor parece estar num caos absoluto – passamos a ver esses desafios presentes de forma bem diferente. Podemos então ver as oportunidades – oportunidades camufladas - para crescer na fé e compartilhar o Seu amor, esperança, alegria, paz e recursos com os outros.

Mas esses tempos têm sido dolorosos, cheios de estresse, ansiedade e, para alguns de nós, perdas genuínas. Como podemos evitar ver a escuridão e a desesperança que nos pressionam de todos os lados? Porque, como eu e muitas pessoas que conheço descobrimos, o sofrimento é um grande mestre – possivelmente o maior que podemos ter na vida.

A realidade é que as pessoas têm a inclinação de não mudar, a menos que haja sofrimento significativo. Elas precisam ser forçadas, geralmente depois de muita resistência, para fora do lugar em que se sentem confortáveis com o que é conhecido e familiar. Quando isso acontece, elas têm a revelação de que andaram “apostando no cavalo errado”, por assim dizer. Uma vez tendo compreendido isto, elas se tornam dispostas a considerar a mudança.

Quem você conhece que está se sentindo pressionado pelos eventos atuais, que se deixou enganar pelo pânico e histeria geral? Talvez isso descreva você mesmo, se tudo o que você consegue ver são os problemas que lhe deixam perplexo e que parecem estar além de qualquer solução. Se este for o caso, você precisa mudar o seu foco. “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (II Coríntios 4:18).

Se você tem obtido sucesso em não olhar para os problemas e, ao invés disso, concentrar seu foco nas promessas de Deus, esse é o momento perfeito de compartilhar isso com outras pessoas. Busque pela oportunidade de fazer perguntas e ir mais fundo nos relacionamentos com as pessoas – amigos, colegas de trabalho, até mesmo seu chefe – porque muitas pessoas estão temerosas. Sem fé, elas não podem começar a ver quanto bem pode surgir de tempos difíceis.

Lembre-se disso: Deus não desperdiça o sofrimento. E dadas as circunstâncias que estamos atravessando, temos a oportunidade ímpar de contar aos outros acerca da Sua verdade que muda nossa vida. Há a parte de Deus, que é trazer luz e dissipar as trevas. E nós temos a nossa parte, que é sermos Seus representantes, Seus embaixadores para comunicar Sua mensagem eterna. Não podemos fazer a parte de Deus. E o Senhor não vai fazer a nossa.

Próxima semana tem mais!

Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como você tem lidado com as circunstâncias decorrentes do coronavírus? Você se sente vencido pelo medo e ansiedade? Seu emprego ou negócio tem sofrido com as muitas restrições adotadas? Você tem imaginado como poderá sobreviver?

2. O que significa ver o mundo, sua vida, as circunstâncias à sua volta pelos olhos da fé e não à luz das más notícias insistentes que vemos e ouvimos todos os dias?

3. Um dos versículos bíblicos mencionados diz que não devemos fixar os olhos no que é visível, mas nas coisas invisíveis. O que você acha que isso significa? Qual sua reação diante desta admoestação?

4. Você tem tido alguma oportunidade de falar com alguém que não tem a mesma fé que você? Qual foi a resposta dele? Você acha que as pessoas estão mais abertas a considerar as verdades espirituais, dadas as incertezas e a dura realidade dos nossos tempos?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 23:1-6; 27:1-5; 46:1-3; 118:13-14; Isaías 41:10; Mateus 6:13-16; II Coríntios 5:16 – 6:2.

 

 


Veja mais Maná da Segunda