Maná da Segunda

Maná de Segunda: Perseverança



Por Robert J. Tamasy

Muitos vivem segundo o princípio do “Eu preciso ter, e precisa ser agora!” Lembro-me quando precisava esperar dias, às vezes semana, para rever as provas da revista que eu editava e eram enviadas pelo correio. Hoje provas digitais chegam por e-mail quase que instantaneamente. E já quase achamos esse meio “devagar” demais.

Notícias e informações igualmente precisam ser imediatas. Nada de esperar pelo jornal diário ou ir à biblioteca fazer pesquisas. Tudo o que precisamos pode ser encontrado pela Internet. Quando vamos ao nosso restaurante ou lanchonete preferido, ficamos impacientes se temos que esperar alguns minutos para sermos atendidos. Sabemos o que queremos, e o queremos para já!

Atletas jovens e talentosos, ansiosos por capitalizar seus dotes físicos, procuram fugir das etapas de preparação, visando apenas alcançar as riquezas proporcionadas pelo esporte profissional.

Líderes empresariais não dispostos a investir tempo necessário para o desenvolvimento de suas carreiras e aspirações de modo convencional, escolhem tomar atalhos, transigindo nos padrões morais e éticos. Querem gratificar suas necessidades e desejos, e isso precisa acontecer já!

Todo o mundo se encanta diante da perspectiva de obter sucesso "da noite para o dia”. A realidade, porém, é que mesmo aqueles que de repente explodem no mundo dos negócios ou profissional ou outra área, geralmente perseguiram sua paixão no anonimato por anos a fio. Para a maioria, foram anos mais pontuados pelo fracasso do que pelo êxito. O segredo é que, ao invés de desistir, desanimados ou desesperados, perseveraram em sua busca.

Perseverar é recusar-se a desistir, é constância em se manter fiel a um sonho, uma visão ou missão, mesmo diante de obstáculos enormes. Esta é uma característica dos maiores exploradores, cientistas e inventores que o mundo já conheceu. Perseverança, além de proporcionar determinação e disciplina para suportar e vencer adversidades, gera também outros benefícios:

Perseverança forja o caráter. Como o exercício físico faz com os músculos, assim perseverança fortalece a pessoa no íntimo, promovendo um caráter experimentado, que não se dobra quando confrontado com a derrota ou o desapontamento. “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança” (Romanos 5.3-4).

Perseverança aumenta com a fé. Fé em si mesmo, em suas metas e, acima de tudo em Deus, fornece a “energia” que produz perseverança para prosseguir no longo prazo. “Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.3-4).

Perseverança capacita a lidar com expectativas frustradas. Que acontece quando os resultados esperados não surgem? Alguns desistem, resignados. Outros abandonam seus planos e vão em busca de novos objetivos. Mas há os que se agarram às suas metas, impelidos pela esperança de alcançá-las um dia. Foi o que fizeram os patriarcas da “galeria da fé”: “Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados” (Hebreus 11.39-40).

Próxima semana tem mais!

--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Veja mais Maná da Segunda

Maná da Segunda - Perseverança



Por Jim Langley

Perseverança não é um assunto popular em nossa sociedade apressada e imediatista. Ao longo da vida frequentemente precisamos fazer uma escolha: perseverar e ir até o fim ou tomar um atalho. Muitos preferem a decisão fácil de um desvio quando o resultado não vem tão depressa quanto desejado. 

Sempre tenho escolhido o “caminho menos trilhado”. É um caminho mais desafiador, mas é também mais recompensador quando se atinge o objetivo. Meu amigo Chris Edges é um excelente exemplo. 

Conheci Chris quando ele fazia sua primeira turnê para divulgação de seu inspirador livro, Average Joe’s Story: Quest for Confidence [A História de um Homem Comum: Em Busca da Autoconfiança]. Chris vem lutando contra o câncer desde que se formou na Universidade. Ao terminar sua jornada nacional de 32.000 quilômetros para divulgação do livro, ele “celebrou” passando 10 dias no hospital. Ele já está trabalhando no seu segundo livro. Não ficarei surpreso se alguém o apelidar de “Sr. Perseverança”. Talvez eu tenha acabado de fazê-lo!

Não conheci Charles “Tremendo” Jones. Mas são muitas as histórias desse corretor de seguros que virou palestrante motivacional. Escreveu nove livros motivacionais e aos 80 anos ainda dava palestras. Em 2008 ele deixou este mundo. Uma de suas conhecidas citações é: “Ninguém é mais persistente do que o vendedor de seguros.”  E ele sabia disso de primeira mão. 

Há uma pessoa que verdadeiramente se destaca para mim como síntese de perseverança: Jesus Cristo. Ele é Senhor e Salvador para muitas pessoas. Um dia todos nos prostraremos diante Dele. Isaías 50.7 afirma: “Porque o Senhor, o Soberano, me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firme como uma dura rocha, e sei que não ficarei decepcionado.”  Quando considero as provações que Jesus enfrentou como Deus encarnado, perseverar através das provações que eu encaro na vida parece irrelevante. 

Jesus dá aos Seus seguidores poder para perseverar, nos encorajando todos os dias com seu Espírito, quando nos atrapalhamos tentando viver nesta Terra conturbada. A vida não é fácil sob nenhuma circunstância. Mas a minha seria muito mais difícil sem Sua presença. 

Talvez muitos que estejam lendo este “Maná” tentam atravessar a vida por si mesmos. Contudo, como "cliente satisfeito" de muitos anos, afirmo que há grande fortalecimento ao perseverar através do relacionamento com Jesus.

É a minha enfática recomendação!

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987.
Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Qual a sua tendência, perseverar nas adversidades ou mudar de direção, se houver oportunidade?

2. Por que perseverança é tão difícil de cultivar e somos inclinados a escolher o caminho que oferece menor resistência?

3. Em alguma ocasião você decidiu perseverar teimosamente, ignorando o desestímulo, e foi recompensado por isso?

4. O relacionamento com Deus pode fazer diferença na decisão de perseverar apesar das adversidades? Conhecer Deus faz diferença?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Filipenses 3.13-14; 2Tessalonicenses 3.5; Hebreus 10.36-39; 12.1; Tiago 1.12. 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL


Veja mais Maná da Segunda