Por Robert J. Tamasy
Daqui a seis dias, pessoas em várias partes do mundo começarão a celebrar o início de um novo ano. “Fora o velho, que venha o novo.” Embora a euforia tenha diminuído com o coronavírus – comumente conhecido como COVID 19 – o ano que em breve estará terminado teve muitos motivos para nos causar estresse e ansiedade. Assim, mais uma vez, com a chegada de 2023, muitos de nós irão olhar para trás para o ano que termina e gritar com entusiasmo: “Boa viagem! Já vai tarde!”
O que nos leva a pensar no novo ano. Em que ele será melhor para nós do que o último ano? Certas coisas estão além do nosso controle como pandemias, turbulências econômicas, guerras, tempestades e outros desastres naturais. Porém, existem várias coisas que podemos controlar – ou, pelo menos, afetar positivamente – tais como nossas carreiras e vida em geral. As decisões que tomarmos e escolhas que fizermos durante o ano vindouro afetarão e muito os resultados decorrentes delas.
Estes últimos dias do ano geralmente são um momento de avaliação e introspecção. “O que correu bem?” “O que eu poderia ter feito melhor – ou não feito de modo algum?” “Eu fiz progressos profissionais significativos?” “E quanto à minha vida privada, sou uma pessoa melhor hoje do que era quando o ano começou?”
É provável que você possa adicionar muitas perguntas similares a esta lista. Não há nada de errado nisso se não ficarmos olhando para trás por muito tempo. Isso porque o passado está desaparecendo gradualmente, fora do nosso alcance; o que temos de verdade é o presente, juntamente com nossas esperanças, intenções e sonhos para o futuro. Deveríamos começar a olhar para frente, formulando planos, objetivos e metas para os próximos 12 meses.
Podemos focar no avanço profissional, no estabelecimento do nosso próprio negócio, no crescimento da nossa fatia de mercado, no aumento de lucros ou desenvolvimento de uma nova linha de produtos. A lista é interminável. Mas, e quanto ao nosso desenvolvimento e crescimento como indivíduos, especialmente quando somos seguidores de Jesus Cristo? Isso igualmente requer um planejamento cuidadoso. Permita-me sugerir um pouco da sabedoria que podemos vislumbrar na Bíblia a esse respeito:
Crescer no relacionamento com Deus. Quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento Ele respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.” (Marcos 12:30). Você poderia dizer que está fazendo isso neste momento? Você consideraria isso um objetivo que é digno de esforço?
Crescer no relacionamento com os outros. Logo após declarar qual era o maior mandamento, Jesus disse: “O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:31). Novamente, como você está fazendo isso? O que poderia fazer para melhorar nessa área?
Faça de Cristo o fundamento para tudo o que você faz. É muito comum, mesmo para pessoas que professam sua fé em Jesus Cristo, “compartimentar” Jesus – deixar que Ele entre em algumas áreas, mas não em outras. A verdadeira fé O faz Senhor de todas as áreas de nossa vida. “Pois nele [em Jesus] vivemos, nos movemos e existimos...” (Atos 17:28).
Buscar entender e aplicar melhor a Palavra de Deus. Eu fiz isso. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você já ouviu pessoas falando acerca do verdadeiro significado do Natal, seja no trabalho, na comunidade, ou até na TV ou rádio? Que tipo de resposta você tem ouvido?
2. Se alguém lhe perguntasse sobre o real sentido do Natal, como você responderia? A sua resposta mudou ao longo dos anos? De que maneira?
3. O que significa para você a frase “A Palavra Se fez carne e habitou entre nós”? Como você explicaria o seu significado para outra pessoa?
4. Jesus disse que Ele é luz (João 8:12; 9:5) e vida (João 11:25-26). Em quais sentidos você acha que isto é verdade? Por que isso é importante?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Miquéias 5:2; Lucas 2:1-20, 25-32; João 8:12, 9:5, 10:7-16; 11:25-26.