Por Stephen Graves
Um dos meus livros favoritos da Bíblia é Provérbios e um de seus versículos sempre se destaca para mim: “Onde não há visão, o povo perece.” (Provérbios 29:18 – tradução livre). Quando Provérbios fala de visão, se refere ao tipo de mensagem transmitida por um profeta. Contudo, eu penso que este princípio não está restrito aos profetas do Antigo Testamento. Pessoas, onde quer que se encontrem, precisam de uma visão estimulante para ir além da realidade de hoje e chegar ao amanhã.
Nós precisamos imaginar; imaginar o que poderia ser. A imaginação é o fertilizante da esperança. Líderes eficientes precisam criar uma visão organizacional. As pessoas precisam ver um quadro estimulante do resultado do seu trabalho antes que possam dar o seu melhor. Como o empresário e escritor Alvin Toffler disse: “Você precisa pensar em coisas grandes enquanto faz coisas pequenas, a fim de que todas as coisas pequenas sigam na direção correta.” Isto é verdadeiro para organizações de todos os tipos e tamanhos.
Quem somos nós em termos de organização? Qual o motivo de estarmos aqui? O que pretendemos fazer? Estas são perguntas difíceis que os líderes devem responder como demonstrou o feedback de um podcast sobre pequenos grupos de uma igreja. Um escritor comentou: “Sem direção, o seu pequeno grupo está destinado a uma morte lenta, complacente, até mesmo amigável.” O mesmo se aplica a qualquer empresa ou organização não lucrativa.
Em um de seus livros, o escritor Peter Block escreveu: “A visão de uma pessoa não é um mapa de estradas, mas sim uma bússola.” Talvez eu possa ajudá-lo apontando a direção correta para criar uma visão organizacional para o seu pessoal:
Faça a pergunta: “E se...?” Qual o impacto que você sonha ter? Gaste algum tempo com o seu pessoal principal debatendo uma resposta para essa pergunta. Qual será o efeito de realizar seus sonhos e aspirações? “E se...?”
E se você formular uma visão atraente para passar a sua empresa ou organização para a geração seguinte? Em tempos em que muitos ao nosso redor estão lutando com todas as forças, e se a sua companhia olhasse para além dos lucros apenas? E se ela se tornasse uma voz para colaboração e alcançasse outras três ou quatro entidades nas comunidades, até mesmo angariando recursos para o bem maior?
Crie ventos a favor. Eu escrevi sobre o conceito de “vento de cauda” em outro lugar, mas basicamente significa que você precisa de algum impulso trabalhando a seu favor. Você vê sinais de algum vento de cauda? Quem sabe algumas aquisições chave para sua equipe? Uma nova visão de trabalho – a missão – que você deseja perseguir? Como você se posiciona diante destes “ventos de cauda”? Será que existem outras formas de ventos favoráveis, outras formas de impulso que você necessita para responder à pergunta “E se...” de modo apropriado? De que forma você vai atrás deles?
Torne a visão clara. Um dos profetas do Antigo Testamento, um homem chamado Habacuque, recebeu uma visão de Deus e instruções sobre como usá-la: “...Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente.” (Habacuque 2:2). Na maior parte do tempo, o seu pessoal precisa aprendê-la para possuí-la. Assim, comunique-a regularmente, de uma maneira fácil de entender e de ser memorizada.
Os líderes frequentemente têm a visão muito clara em sua própria mente, mas por algum motivo, deixam de transmiti-la para aqueles que estão à sua volta. Tenha a visão clara em sua mente, e então, a transfira para os outros. Esse tipo de transferência inspiradora pode muito bem gerar uma ondulação, um crescente movimento à sua volta. Jonathan Swift disse: “Visão é a arte de ver o que é invisível para outros.” Como líder, é imperativo que você transfira a visão de sua mente para o coração do seu pessoal.
Próxima semana tem mais!
Dr. Stephen R. Graves descreve-se como um estrategista organizacional, teólogo pragmático e capitalista social. Ele aconselha executivos e empresários, bem como jovens empreendedores. Ele é autor de inúmeros livros e muitos artigos e um orador público. Seu site é www.stephenrgraves.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Como você define “visão”? O que ter uma visão significa para você pessoalmente?
2. O que significa ter uma visão organizacional? Sua empresa ou organização possui uma visão clara neste momento? Explique sua resposta.
3. Em sua opinião, por que é importante que não apenas o líder tenha um senso claro de visão, mas também seja capaz de comunicá-la aos outros?
4. Com base na sua experiência, o que acontece quando se apresenta uma nova visão às pessoas e elas começam a aceitá-la e implementá-la? A fé exerce algum papel no desenvolvimento e desempenho da visão organizacional? Deus deveria ter permissão para participar? Por quê?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 74:9; Provérbios 16: 3, 9; 19:21; 20:24; 29:19; Mateus 9:37-38; Lucas 10:2; João 13:12-17.