Por Robert J. Tamasy
Uma canção de anos atrás lamentava: “Se não fosse pela má sorte, eu não teria nenhuma sorte”. Nos dias de hoje, poderíamos dizer a mesma coisa em relação ao noticiário: se não fossem as más notícias, não teríamos notícia nenhuma. Não precisamos que nos lembrem da negatividade gerada pela pandemia global. A mídia em sua maior parte parece se deleitar nos relatos de mortes devido ao COVID-19, juntamente com os incontáveis casos de pessoas sendo hospitalizadas com vírus. O antigo ditado jornalístico “Se tem sangue, vende” tomou conta do cenário.
O vírus, porém, não tem sido a única causa do ambiente negativo em que vivemos. Em muitas partes do mundo tem reinado um turbilhão econômico. A escassez de suprimento de produtos comuns tem frustrado muitas pessoas. Ameaças de guerra em diversas partes do mundo têm criado níveis elevados de ansiedade. A violência é crescente, assim como as taxas de suicídio, abuso de drogas e as brigas domésticas. A lista é enorme.
É grande a tentação de entregar-se ao desespero, com o constante bombardeio de más notícias nos levando a acreditar que não há mais esperança. Essa tentação, porém, não oferece nenhum resultado positivo. E então, como podemos evitar tudo isso?
O consultor em liderança, Tim Kight, recentemente se referiu diretamente a essa questão. Ele disse: “Se você se deixar levar pelo que é negativo, simplesmente estará alimentando sua frustração ou o seu medo, o que leva à tomada de más decisões, que causam mais ansiedade, raiva ou medo. É um ‘laço da perdição’. Aperte o botão de pausa e interrompa esse círculo. Redirecione o seu foco e mude do negativo para o produtivo.”
Você foi pego pelo laço da negatividade ou, como Kight o denomina, “laço da perdição”? Em certa medida, ele tem afetado a todos nós, mas existem formas de evitar concentrar-se na interminável corrente de más notícias. Encontramos conselhos seguros nas Escrituras:
Desenvolva uma mentalidade sadia. Nós podemos permitir que nossa mente seja consumida pelo fluxo contínuo de informações e notícias ruins ou podemos tomar a decisão consciente de concentrar o foco em coisas mais positivas e produtivas. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
Concentre-se em coisas positivas e inspiradoras. Já foi dito que não se pode impedir que os pássaros voem sobre a sua cabeça, mas você pode impedir que eles construam um ninho nos seus cabelos. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8).
Recuse-se a abrigar ideias más ou negativas. Nós vivemos na era da informação, e grande parte da informação que vemos ou ouvimos pode ser destrutiva, e não proveitosa e inspiradora. Podemos escolher deixar de lado pensamentos e ideias improdutivos. “...ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda a forma de mal.” (I Tessalonicenses 5:21-22).
Escolha a fé e não a dúvida. Mesmo quando as circunstâncias parecem desanimadoras, confiar em Deus nos direciona para a esperança, dando-nos um senso de intensa expectativa, confiança e segurança diante do desânimo. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Como você tem lidado com o constante bombardeio de notícias negativas e inquietantes?
2. O que você pensa da afirmação de que permanecer no negativo nos prende no “laço da perdição”, que leva à frustração, medo, raiva e más decisões?
3. De que forma podemos combater o ambiente negativo em que temos vivido por tanto tempo? Como podemos cultivar uma mentalidade sadia e positiva para dirigir nossas ações e decisões diárias?
4. Você concorda que uma fé em Deus bem fundamentada e sincera, a confiança em Sua soberania e controle divino sobre todas as circunstâncias nos capacita a vencer o laço da negatividade que parece prender tantas pessoas? Por quê? Quais os desafios em confiar em Deus em tempos de grande desânimo e desesperança?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 23:1-6; 100:1-5; Provérbios 12:25; 16:24; 25:25; Romanos 8:28; I Coríntios 13:4-7.