Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Proteja a Rota de Suprimentos



Por Rick Boxx


Um dos nossos clientes de consultoria tem seus negócios reduzidos durante o inverno. Há algum tempo, ao revisar e avaliar o fluxo de caixa projetado para o inverno, ficou evidente que haveria dificuldade para pagar os fornecedores dentro do prazo.

Muitas empresas em situação semelhante optam por ignorar os fornecedores e pagar as faturas quando podem, esquivando-se dos telefonemas de cobrança, inventando desculpas ou simplesmente mentindo para retardar os pagamentos. Meu cliente, entretanto, queria que os fornecedores soubessem o quanto são valorizados. Ele reconheceu o quanto eles eram importantes para sua empresa e não queria pôr em risco seu relacionamento com eles.

Depois de discutir as circunstâncias, reconhecendo as dificuldades financeiras do período por vir, concordamos que uma conversa franca era a melhor e mais atenciosa coisa a ser feita em relação aos fornecedores. Ele declarou abertamente a verdade sobre a situação de sua empresa, e com isso pôde acertar os termos de pagamento com os fornecedores, o que as partes envolvidas acharam aceitável e benéfico.

Em consequência, ao invés de comprometer relacionamentos importantes, eles foram protegidos, e mesmo fortalecidos, e assim, quando os negócios melhoraram na primavera, tudo voltou ao normal. Não houve necessidade de pedidos de desculpas ou justificativas.

Meu cliente compreendeu o perigo de subestimar os relacionamentos.

A forma como tratamos todos os que estão relacionados com nosso negócio – inclusive fornecedores – também revela valores e princípios pelos quais operamos. A Bíblia fala enfaticamente sobre a importância da manutenção da integridade e sensibilidade para com todas as pessoas e entidades que nos favorecem e nos servem. Eis alguns exemplos do que ela ensina:

1-Esforce-se por manter confiabilidade e retidão. Como nos recorda o ditado, a honestidade é a melhor política, e em nenhuma parte ela é mais aplicável do que nos relacionamentos profissionais. Eis o que devem fazer: falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais (Zacarias 8.16).

2-Engano pode causar dano irreversível. Ás vezes pode parecer conveniente torcer ou mesmo encobrir a verdade para evitar uma situação difícil, porém quando a verdade é revelada, isso pode danificar relacionamentos de forma que não possam ser reparados: Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto (Provérbios 10.9).

3-Nunca assuma compromissos que não esteja inteiramente disposto a cumprir. Na tentativa de segurar clientes e manter negócios é tentador dizer às pessoas o que achamos que elas querem ouvir, mesmo que não possamos garantir o cumprimento de nossas promessas. Falando a Seus seguidores, Jesus denunciou enfaticamente este tipo de comportamento: Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor. Mas Eu lhes digo: Não jurem de forma alguma... Seja o seu sim, sim, e o seu não, não... (Mateus 5.33-37).

4-Proteja sua linha de abastecimento. Bons fornecedores, como bons clientes, são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Devemos dispensar a cada um a atenção e o cuidado apropriados e merecidos. Não se arrisque a perdê-los: Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos... os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo (Provérbios 27.23,26).


Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da Integrity Resource Center, escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário.
Adaptado, sob permissão, de Momentos de Integridade com Rick Boxx, um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.
Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Quando enfrenta o dilema de não ser capaz de pagar suas contas no prazo, você ou sua empresa se mostram inclinados a evitar ser inteiramente sinceros com seus fornecedores ou outros a quem devem dinheiro?

2. Por que, em sua opinião, as pessoas relutam em ser honestas a respeito das situações que as confrontam?

3. Qual a importância de integridade nos negócios? Como atalhos imediatos para evitar conversas potencialmente desagradáveis têm consequências de longo prazo?

4. Pense em promessas ou votos que você fez, afirmações feitas a fornecedores e clientes. Você já assumiu compromisso mesmo sabendo que não seria capaz de cumpri-lo?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14.5; 20.25; Mateus 25.14-30; Lucas 15.1-6; Efésios 6.9; 1Pedro 5.1-3.




MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL


Veja mais Maná da Segunda