Maná da Segunda -> Que Espera de Novo no Novo Ano?
Por Robert J. Tamasy
Olhando para o novo ano que se avizinha, que coisas “novas” você realmente espera que aconteça? Novo emprego ou mudança significativa em sua carreira? Novos clientes para alentar seu negócio e reforçar seus ganhos? Novo hobby para preencher seu tempo livre? Novo entusiasmo para o trabalho que vem realizando?
É espantoso o otimismo e o sentimento de esperança que pensamentos sobre o ano novo podem gerar! Se 2005 foi um ano realmente difícil, olhamos para 2006 esperando que as coisas sejam melhores. Confiamos que o ano vindouro signifique um novo começo. Se, ao contrário, 2005 foi um bom ano, então nos inclinamos a sustentar expectativas elevadas de que 2006 será ainda melhor, construindo sobre os alicerces do que já aconteceu. Nosso interesse não está tanto no que poderia ser novo, e sim no “quero mais do que já tive” – contanto que tenha sido bom.
Em ambos os casos, quer antecipemos 1º de janeiro como uma libertação das dificuldades ou a continuação dos avanços do ano passado, nossa única certeza é que as coisas não permanecerão estáticas. Mudanças serão inevitáveis, algumas sob nosso controle, outras não. Então, se pudesse determinar que coisas e acontecimentos importantes poderiam ser novos no ano vindouro, o que você incluiria?
O livro mais notável do mundo, em minha opinião, é a Bíblia. A despeito de ter sido escrito e compilado há milhares de anos, esse “velho livro” permanece incrivelmente contemporâneo – eternamente novo. Ele mesmo usa a palavra “novo” freqüentemente. Examinemos alguns princípios que a Bíblia apresenta sobre a busca pelo "novo":
. Por vezes, um novo começo é totalmente necessário. Existem momentos em que não é suficiente “consertar” o que está errado – um trabalho, um produto ou serviço que ultrapassou sua vida útil, uma relação de negócios que azedou... Em tais ocasiões, é preferível um começo inteiramente novo, a uma tentativa de conserto de curto prazo. “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova” (Marcos 2.21-22).
. Mudança de vida requer um novo coração. A definição de insanidade, alguém já dizia, é fazer a mesma coisa vezes e mais vezes seguidas, do mesmo jeito, esperando resultados diferentes. Se desejamos mudança em nossas atitudes, em nossas expectativas quanto à vida e ao trabalho, ou nossos relacionamentos, a chave não consiste em mudarmos o nosso comportamento, mas em recebermos uma mudança radical e sobrenatural de coração. “Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11.19). “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (II Coríntios 5.17).
. Cada dia é um novo começo. Acordar ao amanhecer de cada dia é uma dádiva. Não é uma garantia, portanto, deveríamos ser gratos por ele e utilizá-lo e apreciá-lo na plena extensão de nossa capacidade. “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade!” (Lamentações 3.22-23).
. Deus tem prazer em novos começos. Muitos de nós desejam um novo começo, mesmo quando o ano novo ainda está longe, no futuro. Através do maravilhoso e misterioso poder de Deus, Ele é capaz de proporcionar este novo começo – que exceda tudo quanto jamais esperamos experimentar. “Você tem ouvido essas coisas; olhe para todas elas. Você não irá admiti-las? De agora em diante Eu lhe contarei coisas novas, coisas ocultas que você desconhece. Elas foram criadas agora, e não há muito tempo; você nunca as conheceu antes. Por isso você não pode dizer: ‘Sim, eu as conhecia’.” (Isaías 48.6-7).
Feliz 2006!
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani.
Esse e outros textos podem ser encontrados no endereço http://www.cbmc.org.brVeja mais Maná da Segunda