Por Robert J. Tamasy
Há uma frase popular que diz: “Em cada vida, alguma chuva deve cair.” Dizer isso é atenuar a verdade! Algumas vezes, esse “pouco de chuva” se revela a explosão de uma tempestade desencadeada que permanece por algum tempo. Sem sombra de dúvida, todos nós temos que enfrentar adversidades de tempos em tempos – às vezes, apenas um aborrecimento, outras, momentos de crises severas. As únicas questões são: quando ela virá e como vamos lidar com ela.
Tim Kight, comunicador, escritor e instrutor em liderança, observa que as pessoas reagem à adversidade de diferentes maneiras. “Algumas aprendem a ser resilientes antes que a adversidade ocorra”, ele diz. “Outras aprendem a ser resilientes por causa da adversidade, e, outras ainda, não aprendem a ser resilientes, mesmo que no meio de adversidades. Resultado: Adversidade é inevitável – resiliência é opcional.”
Kight tem um bom argumento. Já que sabemos que vai chover alguns dias, compramos um guarda-chuva. De igual modo, a adversidade vai cruzar nosso caminho. Nós podemos nos preparar para ela antecipadamente, tentar lidar com a adversidade quando ela chegar ou podemos reagir com teimosia e ira, como se, de algum modo, devêssemos ser imunes a ela.
Durante minha vida e carreira, o desconhecido tem sido um visitante frequente. Desafios e mudanças de emprego; obstáculos financeiros; problemas de família; questões de saúde, e mesmo momentos inoportunos em que o carro enguiça. Minha resposta a essas circunstâncias nem sempre foi a mesma.
A princípio, eu pensava ingenuamente que a vida seria como uma estrada tranquila. Então, quando surgiu a adversidade eu estava mal preparado para os seus engarrafamentos, buracos e desvios. Uma vez tendo me dado conta de que, como todo mundo, eu iria enfrentar momentos de adversidade, tornei-me mais adaptável, aprendendo com os erros passados a como lidar com novos problemas. Anos de experiência me ensinaram a sabedoria de antecipar e me preparar para as adversidades – não procurando-as, mas reconhecendo que inevitavelmente elas chegariam. Sendo assim, era melhor que eu estivesse pronto e, como Kight diz, fosse resiliente.
A Bíblia tem muito a dizer sobre adversidade e resiliência – verdades que sabiamente deveríamos arquivar para uso futuro. Aqui estão alguns exemplos:
A adversidade pode servir a um bom propósito. Crescimento pessoal e força interior são desenvolvidos com o passar do tempo, por meio de um processo de luta, sofrimento e determinação. “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.” (Romanos 5:3-5).
A adversidade nos ensina a perseverar e não desistir. Os reveses da vida podem nos desencorajar e até mesmo nos tentar a desistir. Mas quando resistimos às “tempestades”, descobrimos o valor de cumprirmos nossos compromissos – e das recompensas que vêm em seguida. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4).
A adversidade constrói confiança. Quando tempos difíceis que não compreendemos surgem, isso pode nos levar, pela fé, Àquele que sim compreende. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Como você normalmente reage quando surgem tempos de adversidade? O quanto você é resiliente?
2. O que significa aprender a ser resiliente mesmo antes que surjam momentos adversos? Como uma pessoa aprende isso?
3. Pense em algum momento em que tenha enfrentado adversidades inesperadas, mas conseguiu sobreviver e crescer como resultado disso. Como foi a situação e o que ensinou a você?
4. Você aprendeu a olhar para o propósito ou ensinamento por trás da adversidade? O que a adversidade lhe ensinou sobre fé?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 26:3, 41:10; Jeremias 29:11, 33:3; II Coríntios 12:7-10; Efésios 3:20.