Maná da Segunda

Maná da Segunda - Rompendo as Cadeias do Isolamento



Por Ken Korkow

Anos atrás, corridas de cavalo eram muito importantes em Nebraska em uma pista chamada AK-SAR-BEN (Nebraska, lido de trás para frente).  Indivíduos proeminentes enfatizavam a importância desses eventos esportivos, criando “elites sociais” e um mítico “reino da realeza”.  Hoje a pista – e sua aura mítica – se foram.  Da mesma forma, tempos atrás, clubes de serviço e organizações de militares veteranos eram muito importantes.  Em anos passados, a frequência à igreja era popular, quase obrigatória para as pessoas que quisessem ter sucesso nos negócios. Isso já não é mais assim.  

Hoje temos o que poderíamos denominar de “novo normal”, um ambiente social que dá cada vez menos valor aos relacionamentos genuínos.  Ao contrário, temos relacionamentos superficiais que criaram uma sociedade de pessoas isoladas e solitárias.  Podemos conhecer uns aos outros pelo nome, interagindo quando necessário, mas passamos pouco tempo significativo com outras pessoas – para nosso mútuo prejuízo. 

Recentemente eu estava lendo uma vívida descrição na Bíblia sobre como os relacionamentos deveriam funcionar, recusando aceitar um contato meramente superficial.  Eis aqui o quadro apresentado em Atos 2:42-47, descrevendo como funcionava a Igreja primitiva:  

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.”

Podemos ficar tentados a responder: “Bem, isso somente se aplica a reuniões religiosas”, mas na realidade, fala sobre a vida cotidiana, o estabelecimento de uma comunidade na qual pessoas compartilham suas vidas e, sempre que necessário, até mesmo suas posses materiais.  Eu não vejo nenhuma razão para que esses princípios não possam ser aplicados no mundo empresarial e profissional, no qual tantos de nós passam muitas horas todas as semanas.  

Se você olhar em volta e observar essa tendência para o isolamento e superficialidade, não espere que outros rompam esse ciclo. Rompa-o você mesmo!  Convide pessoas para irem à sua casa compartilhar uma refeição. Esteja pronto para fazer perguntas; procure maneiras de entender sua formação, as influências que as moldaram, como elas pensam (e por quê), as esperanças e aspirações que têm.  Eis aqui algumas perguntas que eu achei úteis fazer para conhecer as pessoas, tentando ir além da superfície a fim de construir uma amizade real e relacionamentos.  

- Onde você nasceu?

- Que tipo de trabalho seus pais ou membros da família faziam enquanto você crescia?

- Você mudou muitas vezes de uma cidade para outra?

- Em que colégio você se diplomou no segundo grau?  Como ele era?

- Depois do segundo grau, o que você fez?

- O quanto você está próximo (primeiro, geograficamente; depois, em termos de relacionamento) da sua família?

- O que você gosta no seu trabalho? O que você não gosta nele?

- Quais são seus planos futuros?

Relacionamentos são simples. Para ter amigos, você precisa ser um. O apóstolo Paulo escreveu: “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida...” (I Tessalonicenses 2:8). 

 

Próxima semana tem mais!

 

Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. O que você pensa do estado dos relacionamentos no mundo de hoje? Você tem muitos relacionamentos genuínos e profundos ou a maioria deles é superficial? Quais os fatores que contribuíram para isso?

2. Às vezes você se sente isolado e solitário?  Descreva seus sentimentos.

3. Como podemos nos esforçar para vencer essa tendência para o isolamento e solidão? Você pensa que existam ideias úteis na passagem de Atos citada? Explique sua resposta.

4. Cite pelo menos uma pessoa que se dispôs a dar generosamente de sua vida e investir na sua?  Você achou isso benéfico?  De que maneiras?  Como podemos tentar ser uma pessoa assim para alguém?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 27:17; Eclesiastes 4:8-12; II Timóteo 2:2; Hebreus 10:23-25.   

 

 


Veja mais Maná da Segunda