Por D. C. Chen
Iniciei cedo minha carreira profissional na Chung Hwa Chemical Industrial Works quando tinha apenas 14 anos de idade. Naquele tempo eu era fisicamente fraco e frequentemente me sentia inferior devido à minha falta de força. Entretanto, meu chefe me fez lembrar que o sucesso nos negócios não deriva da força física, mas, sim, da sabedoria. Moisés ensinou aos israelitas como se tornarem sábios para discernir as pessoas quando eles se preparavam para entrar na Terra Prometida. A chave, ele disse, estava na obediência às leis e mandamentos de Deus: “Observem-nos cuidadosamente, porque assim demonstrarão sua sabedoria e entendimento às nações.” (Deuteronômio 4:6 – tradução livre). Através da leitura diária da Bíblia podemos entender e aprender a seguir a Palavra de Deus, tornando-nos sábios.
Quando eu era jovem, uma missionária canadense veio a Taiwan e me apresentou Jeremias 17:7-8: “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.” Estes versos me inspiraram a confiar em Deus em meus empreendimentos. Eu também fui grandemente inspirado pela história de Davi, que com uma fé inabalável em Deus enfrentou e venceu ameaças de leões, ursos e gigantes.
Na companhia em que trabalhei havia uma disputa pessoal. Uma pessoa ameaçou me causar dano quando eu estava assumindo as operações da fábrica. Entretanto, quando interagi com aquele indivíduo, ele me disse que alguém lhe havia dito para não me prejudicar. Aquela experiência reforçou profundamente a minha crença na proteção invisível de Deus.
Há trinta anos, comecei a administrar a Everlight Chemical. Desde o início incorporei os ensinamentos de Deuteronômio como parte da minha filosofia de negócios. Depois de juntar-me ao CBMC, memorizei os seguintes versículos para me lembrar de deixar o Senhor me guiar: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6).
A obediência à Palavra de Deus não apenas proporciona sabedoria, como também fortalece os fundamentos de um negócio e promove seu contínuo crescimento. Ao longo de minha jornada na administração da Everlight Chemical, duas passagens da Bíblia têm sido particularmente impactantes para mim. A primeira é I Reis 12, que relata como Roboão deu ouvidos a conselhos insensatos, enfrentando assim o abandono por parte dos israelitas. A segunda, II Samuel 23, descreve como três dos maiores guerreiros de Davi arriscaram suas vidas indo buscar água para ele. Entretanto, Davi ofereceu a água a Deus, ao invés de bebê-la. Isso me ensinou que um líder não deve apenas possuir sabedoria, mas também incorporar um coração de servo – servindo aos empregados e conduzindo os negócios com integridade.
Há 30 anos, a Everlight Chemical tinha apenas 20 empregados. Hoje o quadro chega a mais de 1.000. Nosso rendimento anual cresceu de 5 milhões para mais de 4 bilhões. Ao longo desta jornada, tenho confiado no Espírito e sabedoria de Deus. Ele tem movido profissionais em todo o mundo para nos prestarem assistência. Estes recursos não resultam do meu planejamento, mas, sim, da graça de Deus. Como “Higher Ground”, um dos meus cânticos preferidos ensina, por meio de continuamente olhar para o alto e permanecer em um platô espiritual, nós podemos tomar decisões importantes e enfrentar desafios sem medo.
Que os fundamentos dos nossos negócios sejam construídos sobre a Palavra de Deus, permitindo-nos enfrentar competição com confiança e dependência dEle. Através da direção do Espírito Santo, que possamos amadurecer para que quando estivermos diante do nosso Pai Celestial recebamos Sua aprovação como servos bons e sábios.
Próxima semana tem mais!
Ding-Chuan Chen – D.C.Chen – é fundador da Everlight Chemical, uma empresa pública de corantes avançados e produtos químicos de alta tecnologia em Taiwan. A companhia hoje opera subsidiárias em 6 países e tem mais de 1.800 funcionários. D.C. Chen é autor de “Ever Admire The Light” e “Higher Ground”, e membro do CBMC por mais de 50 anos, servindo como Presidente Honorário tanto para o CBMC Taiwan quanto para a região Ásia-Pacífico. É ainda Diretor Internacional do CBMC. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Você acredita que procurar aprender e aplicar a Palavra de Deus no mercado de trabalho sirva como fonte de sabedoria?
2) Você já enfrentou desafios no trabalho que tenha sido capaz de vencer por meio de sua fé? Como foi isso para você?
3) Quando enfrenta adversidades no trabalho em quem ou em que você geralmente escolhe confiar? Você já considerou confiar mais em Deus? Por quê?
4) De que maneira você poderia crescer mais espiritualmente em sua vida e trabalho diários, experimentando mais da graça e presença de Deus?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relativas ao tema sugerimos: I Samuel 17: 34-37; I Reis 12:13-15; II Samuel 23: 15-17; II Pedro 1:5-8.
Desafio Para Semana
Esta semana, separe um tempo para refletir em como praticar os ensinamentos da Palavra de Deus em sua vida e trabalho diários de forma mais consistente, permitindo que eles lhe sirvam de princípios orientadores. Quando confrontado por desafios, tente despender tempo em oração e busca da direção de Deus. Se você se perceber tendendo a confiar mais em seu próprio entendimento e experiência, desafie-se a primeiramente confiar esses assuntos a Deus e esperar por sua direção.
Se notar que uma pessoa está precisando de ajuda para lidar com competição ou dificuldades, ore e considere encorajá-la a confiar na sabedoria de Deus, e não em suas próprias forças. Esta semana, que todos nós nos esforcemos para caminhar em fé e obediência, seguindo o caminho guiados pela Palavra de Deus.