Maná da Segunda

Maná da Segunda - Somos a Média de Nossos Cinco Amigos Mais Próximos



Por Jim Mathis

Frequentemente tem sido dito que nós somos a média de nossos cinco amigos mais próximos. Eu não sei se os dados reais dão suporte a essa afirmação, mas aparentemente faz sentido. Temos a tendência de passar tempo com pessoas que são como nós. Existe a chance de nossos melhores amigos terem instrução semelhante à nossa e situação financeira similar. Nossos amigos provavelmente gostam das mesmas coisas e podem compartilhar nossa visão política e religiosa. 

Podemos olhar para isso de maneira diferente: Nós podemos escolher amigos com base em quem desejamos nos tornar e no que queremos saber. Se desejamos saber mais sobre futebol, podemos desenvolver amizades com pessoas que conhecem o esporte, ir aos jogos com elas e fazer-lhes perguntas. Isto se aplica a todas as áreas da vida. Nós podemos literalmente definir nossa vida pelos amigos que escolhemos. 

Durante muitos e diferentes momentos de minha vida, procurei por grupos de amigos a quem eu desejava ser igual. Eu me juntei à Câmara de Comércio, grupos de estudos bíblicos, e me voluntariei a organizações porque eu desejava estar perto, aprender e, por fim, ser mais como aquelas pessoas. A inteligência é contagiosa, e se queremos ser mais inteligentes, devemos passar tempo com pessoas inteligentes. Simples assim. 

O oposto também é verdadeiro. Anos atrás, um guitarrista amigo meu dizia com frequência: “A estupidez é contagiosa.” Ele dizia isso em termos de piada, e todos riam, mas ele falava a sério. Ele geralmente falava isso logo depois de alguém ter dito algo totalmente ridículo – e antes de ele se levantar e ir embora. Eu aceitei seu conselho e evitei conversar com pessoas que querem falar acerca de teorias da conspiração em andamento ou, em geral, que tenham pouca ou nenhuma ideia sobre o que estejam falando. 

Se tivermos optado por nos casar, nosso amigo mais importante deve ser o nosso cônjuge. Quando as pessoas escolhem um parceiro para o casamento, estão estabelecendo a trajetória de sua vida. Posso não me ter dado conta disto há 50 anos quando minha esposa e eu nos casamos, mas certamente foi este o caso. Ter as mesmas aspirações e compartilhar os mesmos valores na vida é, de longe, mais importante e duradouro do que a atração exterior. 

A Bíblia tem muito a dizer a respeito das pessoas com as quais nos associamos, a sua influência sobre a nossa vida e vice-versa. Aqui está um pouco da sabedoria sobre amizades que encontramos nas Escrituras: 

Devemos ser seletivos ao escolher amigos.  Podemos atrair uns poucos amigos, mas quantos deles se importarão o bastante para investir tempo e energia para verdadeiramente nos conhecer? “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” (Provérbios 18:24). 

Devemos procurar por amigos com bom caráter.  O amigo certo nos eleva, ao invés de nos diminuir.“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Provérbios 13:20). 

Devemos evitar a influência de pessoas sem princípios.  Presumir que podemos exercer um impacto positivo sobre pessoas com intenções malignas geralmente acaba provando ser futilidade. “Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha.” (Provérbios 4:14-15). 

Devemos ser amigos de pessoas em quem podemos confiar.  Nós podemos encontrar muitas pessoas que passarão tempo conosco quando as coisas estiverem indo bem, mas o amigo verdadeiro é aquele em quem podemos confiar para nos ajudar, encorajar e apoiar durante os tempos difíceis. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17). 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com)..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Quem são os seus cinco amigos mais próximos? Há quanto tempo você os conhece e por que você pensa que foi atraído por eles?

2) Quais são alguns dos interesses e valores que você compartilha com seus amigos mais chegados?

3) Você pode lembrar de quando intencionalmente você resolveu terminar com uma amizade ou decidiu não procurar ser amigo de uma pessoa? Quais foram os motivos? Qual seria o resultado se você tivesse mantido aquela amizade?

4) Em João 15:14-15 Jesus disse a Seus seguidores: “Vocês serão Meus amigos, se fizerem o que Eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de Meu Pai Eu lhes tornei conhecido.” Você considera Jesus como seu amigo? E mais importante, você pensa que Ele considera você um dos Seus amigos? Por quê? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relativas ao tema sugerimos: Provérbios 12:15,26; 13:18; 14:7; 16:29; 19:20; 22:24-25; 23:19-21; 27:9.

                                                                                                                           Desafio Para Esta Semana

Durante a próxima semana, separe algum tempo para avaliar honestamente seus amigos mais próximos. Eles são pessoas que compartilham os mesmos valores que você? Eles exercem uma influência positiva sobre você – e você, do mesmo modo, tem um impacto positivo sobre eles? 

Seja no ambiente de trabalho ou em sua vida pessoal, os melhores amigos são aqueles que demonstram ter uma fé sólida em Jesus Cristo. Você pode encontrá-los em seu grupo do CBMC, pessoas que compreendem o que significa viver e trabalhar de acordo com a verdade e princípios bíblicos. Se você ainda não for membro de um, tente encontrar um grupo do CBMC que se reúna perto de você.

 


Veja mais Maná da Segunda