Maná da Segunda

Maná da Segunda - Sucesso no Trabalho é um Esporte de Equipe



Por Robert Tamasy

Se quisermos encontrar um modelo para sucesso no ambiente de trabalho atual não precisaremos olhar para mais nada além do corpo humano. Enfermidades e doenças são geralmente o resultado de uma parte do corpo não estar funcionando como deveria ou não estar funcionando de modo algum. Imagine um corpo saudável sem um coração pulsando ou sem o cérebro dirigindo os sistemas do organismo. Mesmo que todos os demais componentes estivessem em perfeito funcionamento, a vida sem um dos mais importantes órgãos não seria possível. 

De forma semelhante, o sucesso no ambiente de trabalho – individual ou corporativamente – é resultado de muitas pessoas que possuem diferentes pontos fortes, dons e níveis de experiência compartilhar uma missão em comum. 

Recentemente tive a oportunidade de me reunir com membros de uma pequena empresa, primeiramente um a um, depois em grupo, para revisar suas respectivas características, forças, necessidades para trabalhar eficientemente com outras pessoas, e seu comportamento em momentos de estresse, quando suas necessidades não são satisfeitas. Através do uso de uma ferramenta de avaliação chamada de Método Birkman, eles aprenderam muito sobre si mesmos e sobre os demais.

Um dos grandes benefícios desse tipo de interação é aprender a valorizar e apreciar a capacidade e as diferenças uns dos outros, e como trabalhar em conjunto de forma mais eficiente, compreendendo como eles podem se complementar ao abraçarem vários projetos e tarefas. Os membros dessa firma aprenderam, como geralmente acontece, que o todo pode e deve ser maior do que a soma das partes. 

Vemos isso claramente demonstrado em equipes esportivas – atletas desempenhando suas funções e guardando suas posições, seja num campo de futebol, seja numa quadra de basquete ou num rinque de hockey. Todos têm papéis diferentes, mas para que o time vença todos precisam fazer bem o seu trabalho.

O conceito de equipe também é frequentemente apresentado na Bíblia, mesmo que um relacionamento crescente com Deus seja algo muito pessoal e individual. Aqui estão alguns princípios que a Bíblia cita:

O valor da fricção criativa.  Metal friccionado contra metal é uma antiga forma de afiar uma lâmina. De igual modo nossa interação uns com os outros, mesmo quando resulte em aparente conflito e caos, é uma das melhores maneiras de planejar, avaliar alternativas e descobrir novas soluções para os problemas. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17). 

O benefício do apoio mútuo.  Ás vezes, podemos estar determinados a fazer as coisas do nosso próprio jeito e resistir ao envolvimento de outros.  Entretanto, a combinação das forças, capacidades e habilidades de duas ou mais pessoas trabalhando juntas invariavelmente se prova mais eficaz e produtiva.  “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se... Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”  (Eclesiastes 4:9-12). 

A importância do aprendizado compartilhado.  “Nenhum de nós é mais inteligente do que todos nós juntos” – diz o ditado. Uma das melhores maneiras de sermos uma equipe eficiente é compartilhando o entendimento, sabedoria e compreensão que adquirimos e obtivemos de outras pessoas.  “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” (II Timóteo 2:2). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

 Para Reflexão ou Discussão   

1.   Você á passou pela experiência de ter parte importante do corpo sem funcionar de modo apropriado? Quais foram os sintomas e como o restante do corpo tentou compensar dando suporte ao órgão ou membro doente? 

2.   Como você vê seu trabalho diário, como indivíduo ou como parte de uma equipe de pessoas trabalhando com vistas a uma meta ou objetivo em comum?

3.   Em sua experiência, quais os maiores benefícios ou recursos decorrentes da abordagem das oportunidades e desafios de trabalho como equipe? Como uma perspectiva de equipe pode enriquecer o crescimento e fertilidade espiritual?

4.   Quais os maiores obstáculos ou impedimentos para se trabalhar eficientemente como equipe?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Romanos 12:4-8; 1Coríntios 12:12-26; 2Coríntios 3:5; 2Timóteo 1:13.

 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda