Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Sucesso Se Alcança em Equipe



Por Robert J. Tamasy


Quando você pensa em “sucesso” o que lhe vem à mente? Como você define sucesso? Para alguns, sucesso significa um emprego muito bem pago e que proporcione certo nível de status ou poder. Outros o encaram em termos de conquista da cobiçada promoção ou o reconhecimento da empresa ou comunidade. Há os que o enxergam como realização de objetivos almejados.



Em cada um desses cenários sucesso é determinado em grau pessoal. Mas um livro que estou lendo, “The Winners Manual” (Manual dos Vencedores), de Jim Tressel, treinador de futebol americano, sugere que repensemos essa percepção. Ele define sucesso como “a satisfação íntima e paz interior que deriva de saber que fiz o melhor que podia fazer para o grupo”. Tressel prossegue declarando que “sucesso é um esporte que se pratica em equipe”.



Há grande sabedoria nessa conceituação. Se você trabalha com vendas e é persuasivo ao máximo, seu sucesso será curto se seus produtos e serviços forem de baixa qualidade ou fornecidos fora do prazo. Uma conferência de negócios bem sucedida exige que muitas pessoas cuidem de inúmeros detalhes. Um alto executivo, a despeito de sua fama, precisa contar com uma equipe hábil e capacitada para atingir os objetivos da organização. O cirurgião mais talentoso necessita do auxilio de uma equipe qualificada para realizar cirurgias com êxito.



Uma de minhas experiências mais agradáveis como editor foi trabalhar com uma equipe criativa na produção de cada edição. Cabia a mim a maior parte dos textos e a edição, mas dependia de nosso designer, do co-editor, do assistente executivo, do ilustrador e do gerente de materiais para que expusessem suas ideias sobre o conteúdo, leiaute, paginação, titulação, fotografias, quadrinhos e outros elementos gráficos. Ficava maravilhado diante de cada edição publicada, sabendo que o todo era sempre maior que a soma das partes. A idéia de que sucesso está ligado ao trabalho em equipe é um conceito que a Bíblia aborda repetidamente.



Sucesso por diferentes perspectivas. Mesmo boas idéias podem ser melhoradas. A diversidade de pontos de vista traz equilíbrio e faz tremenda diferença na tomada de decisões e na execução de planos. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Provérbios 15.22).



Sucesso por trazer à tona o que há de melhor uns nos outros. Trabalhando em conjunto, podemos desafiar-nos mutuamente, estimulando formas de pensar mais imaginativas e nos preparando para utilizar nossos dons, habilidades e experiências. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Provérbios 27.17).



Sucesso pela combinação de forças. Estudos científicos têm demonstrado que trabalhando em conjunto podemos realizar mais do que alcançaríamos trabalhando de forma independente. Podemos combinar nossas habilidades exclusivas e compensar as fraquezas uns dos outros. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho...o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” (Eclesiastes 4.9-12).



Sucesso pelo encorajamento e apoio mútuos. Trabalhar individualmente pode ser solitário e desanimador. Trabalhar em conjunto não apenas nos permite compartilhar o fardo, como também constrói companheirismo e proporciona estímulo emocional. “E consideremos uns aos outros, para nos incentivarmos ao amor e às boas obras...procuremos encorajar-nos uns aos outros” (Hebreus 10.24-25).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


--------------------------------------------------------------------------------

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual era seu conceito sobre sucesso antes de ler este Maná?

2. Como você analisa a definição proposta: “Sucesso é a satisfação íntima e paz interior que deriva de saber que eu fiz o melhor que estava capacitado a fazer pelo grupo”?

3. Ao trabalhar como parte de uma equipe para atingir metas e objetivos, o resultado seria diferente se você tivesse trabalhado só, sem o apoio de outras partes fundamentais da equipe?

4. Você acredita que os indivíduos devam buscar sucesso sem se preocupar com os melhores interesses do grupo?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.14; 13.20; 19.20; 20.18; Marcos 6.7-13; Lucas 10.1-2.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda