Maná da Segunda

Maná de Segunda: Terminar é o Que Importa



Por Robert J. Tamasy



As corridas automobilísticas, em suas variadas versões, estão aí em altíssima velocidade, com seu barulhento esplendor. Pode-se escolher entre a Fórmula 1 ou Fórmula Indy; stock-car ou provas de arrancada; corridas náuticas ou de moto velocidade. Tem até corridas em pistas de lama. Não importando o nível de sofisticação ou habilidade, cada competição exibe um princípio fundamental que pode ser aplicado a qualquer área da vida: não é como se começa, mas como se termina que realmente importa!



Você já trabalhou com alguém que a princípio parecia ser excelente contribuição para a equipe, e que depois, por alguma razão, não correspondeu às expectativas e deixou a empresa? Ou talvez você tenha iniciado algo, cheio de entusiasmo e otimismo, e foi perdendo interesse à medida em que ele se arrastava, sem chegar a um término? Começar algo novo é fácil – trabalho, projeto,

hobby, casamento, mudança no estilo de vida em busca mais saúde. O difícil é sustentar o compromisso necessário para conduzir o que se empreendeu até o final.



Alguém disse que, “A vida é uma maratona, não uma corrida de cem metros”. Todos parecem vigorosos e rápidos nas primeiras passadas, mas resistir numa longa corrida exige determinação, coragem, trabalho duro e recusa terminante de desistir, apesar dos obstáculos. A ideia de terminar bem é tema recorrente na Bíblia. Eis uma amostra do que ela oferece sobre o tema:



É preciso saber onde é a linha de chegada. Competir em qualquer modalidade não teria sentido se não se soubesse a duração da prova e a linha de chegada. Precisamos saber para onde vamos, para alcançar o alvo. “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.14).



É preciso acompanhar o progresso. Registrar as realizações mais significativas na medida em que prossegue em direção ao alvo é importante, especialmente se a empreitada envolve

investimento substancial de tempo. Parar de vez em quando para comemorar marcos conquistados, pode proporcionar estímulo e inspiração necessários para sustentar o esforço exigido pelo restante do percurso, a despeito dos desafios e do tédio. “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (II Timóteo 4.7).



É preciso saber exatamente o que fazer. Tornar claras nossas intenções, sonhos e desejos é parte importante do processo para se terminar bem. Isto inclui desde tornar-se o melhor executivo de vendas da empresa ou construir um casamento sólido. Uma vez determinado o que pretendemos fazer, devemos adotar medidas para avaliar como estamos em relação ao objetivo.

Qual é o nosso alvo? Alguém disse: “Se você atira sem mirar em nada é isso o que você vai atingir.” Próximo do fim de Sua vida terrena Jesus resumiu assim Seus pensamentos sobre terminar bem: “Eu Te glorifiquei (Deus) na Terra, completando a obra que Me deste para fazer” (João 17:4). “Está consumado!” (João 19.30).



Tendo vivido mais de 60 anos, minha vida na terra está mais perto do fim do que do começo. A questão que sempre me ponho é: "Será que estou terminando bem o meu trabalho, o meu casamento, a minha vocação e os meus relacionamentos?" E você, como está indo?



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Veja mais Maná da Segunda