Maná da Segunda

Maná da Segunda - Todos Nós Estamos 'Sob Influência' - Escolhas as Boas



Por Por Robert J. Tamasy

Uma das piores coisas que pode acontecer ao se dirigir um veículo motorizado é ser intimado por estar dirigindo “sob influência”. Isso se refere normalmente a dirigir estando intoxicado ou controlado por algum tipo de droga. Mas nós também podemos ser influenciados por smartphones, por “fazer uma boquinha” sem manter os olhos no que está à frente, e até mesmo conversar animadamente com um passageiro. Permitir que influências assim nos afetem de modo adverso enquanto estamos atrás de um volante, com razão, deveria ser penalizado.

Mas não se trata apenas de dirigir. Onde quer que estejamos – em reuniões de trabalho, fazendo telefonemas de vendas, na academia para nos exercitarmos ou relaxando em casa, todos nós estamos constantemente “sob influência” de muitos fatores diferentes. A questão é: o que – ou quem – estamos permitindo nos influenciar? 

Podemos ser influenciados por nossos pares – pessoas com as quais trabalhamos e para quem trabalhamos. Somos influenciados pela propaganda. Somos influenciados pelas notícias da mídia, programação televisiva, filmes espetaculosos e pela música que ouvimos. Talvez a maior influência que nos afeta no Século XXI venha do “ciberespaço” – as muitas formas de comunicação disponíveis na Internet.  

Agora temos pessoas que são conhecidas como “influencers”. Algumas são celebridades bem conhecidas, outras são pessoas comuns que reúnem grande número de seguidores através das informações – verdadeiras ou não – que se comunicam através de podcasts, blogs e mídias sociais. Uma parte dessa influência é boa e útil, mas grande parte daquilo que vemos e ouvimos trata-se, na melhor das hipóteses, de distração; na pior, de algo destrutivo. Então, como controlamos aquilo que nos influencia? 

Chris Simpson, Presidente do CBMC Internacional, expressa isso da seguinte maneira: “Criar influência humana é barato e fácil – diga às pessoas o que elas querem ouvir. Influência divina tem alto valor – ela vai desafiar e repreender, enquanto encoraja e capacita.”

As Escrituras oferecem diretrizes para determinar quais influências devemos aceitar e quais devemos evitar. A Bíblia também oferece princípios sobre como podemos exercer influência positiva sobre outras pessoas: 

Influências que devemos acolher.  Estamos cercados por influências negativas, até mesmo danosas. Não precisamos procurar por elas – elas nos encontram.  Ao invés disso, devemos ativar e intencionalmente procurar por influências que nos edifiquem e aperfeiçoem a nossa vida. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8). 

Influências que devemos imitar.  Quem são as pessoas à sua volta que parecem tornar a vida melhor, para você e para os outros? Nós devemos procurar aprender com elas e nos esforçarmos para nos tornar exemplo e influência positivos para outras pessoas. “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4:9). 

Influências que devemos evitar.  Às vezes, sequer temos consciência da influência que as pessoas exercem sobre nós. A melhor maneira de prevenir-se contra influências negativas é ficando distante de pessoas tóxicas, que têm a tendência de envenenar a atmosfera onde quer que estejam. “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira.” (Provérbios 22:24). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) O que normalmente acontece quando as pessoas dirigem um veículo motorizado ou operam outros tipos de equipamentos enquanto estão sob influência do álcool ou drogas? Esse comportamento é aceitável? Por quê?

2) Identifique algumas das influências diárias que afetam sua forma de pensar, tais como notícias ou entretenimentos midiáticos, Internet ou mídia social. Que efeito isso tem sobre você? Quando ouve as notícias todos os dias ou passa muito tempo reunindo informações na Internet ou mídia social, como isso afeta seu quadro mental ou suas perspectivas sobre a vida?

3) Pense a respeito de algumas das influências positivas em sua vida: Quais são as pessoas que você mal pode esperar para encontrar – indivíduos com quem você possa contar para que falem “...apenas o que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29)? De que forma você pode tentar passar mais tempo com eles, a fim de se beneficiar de sua influência?

4) Quando lê a Bíblia, que influência ela exerce sobre você? Como ela afeta seu modo de pensar e a forma como encara cada dia, seja no ambiente de trabalho ou em casa? Se você acha que isso é benéfico, o que deveria fazer para que ela tivesse uma influência ainda maior em sua vida? 

Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Salmos 119:9-11; Provérbios 14:12; 15:31; 19:20; Efésios 4:29; II Timóteo 3:16-17. 

Desafio Para Esta Semana

Separe algum tempo para rever e avaliar as pessoas e coisas que têm a maior influência sobre sua forma de pensar e seu comportamento. Você acredita que elas são úteis e edificantes ou que causam um impacto negativo na forma como você enfrenta a vida e o trabalho todos os dias?

Uma maneira de buscar por influências positivas é prestando contas, seja a uma pessoa ou a um pequeno grupo de amigos de confiança, ou ainda uma equipe do CBMC. Como expresso em Hebreus 10:24, nós podemos “...incentivarmos [uns aos outros] ao amor e às boas obras.”  Se você já participa de um grupo assim, use-o para ajudá-lo a identificar o que mais está influenciando você – e que tipo de influência você está exercendo sobre os outros. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda