Por Rick Boxx
O escritor Simon Sinek, em seu livro “O Jogo Infinito”, afirma acreditar que o mundo empresarial, por tempo demais, tem sido impedido de avançar devido ao que ele denomina de “jogo finito”. Quando líderes empresariais visam apenas lucros, trimestre após trimestre - ou ano fiscal após ano fiscal - estão em busca de uma solução finita, e não de um propósito duradouro, diz o escritor.
Sinek argumenta que o que os líderes deveriam estar buscando é o que ele rotula de “causa justa”. Se tomarmos consciência de qual é a razão ou propósito maior da nossa empresa, e não apenas lucros, isso vai mudar a forma de tomarmos decisões empresariais. Ele está dizendo que, mesmo em um mercado de negócios altamente competitivo e em constante mudança, é preciso que haja um senso de missão maior do que recompensar acionistas com retornos financeiros crescentes.
Isso não quer dizer que lucros não importam. Sem dúvida, eles são vitais para sustentar nossas empresas. Entretanto, para nós, seguidores de Jesus Cristo, o “jogo infinito” – nosso jogo eterno – deve ser jogado tendo primariamente em mente um propósito: glorificar a Deus. Se buscarmos exclusivamente lucros, podemos deixar escapar as recompensas eternas.
A Bíblia tem muito a dizer sobre isso. Eis uma amostra dos princípios que ela ensina e que podemos aplicar facilmente no ambiente de trabalho do Século XXI.
Faz sentido seguir o plano de Deus. Salmos 139:14 declara que cada um de nós foi feito “...de modo especial e admirável...” e, por implicação, as empresas que construímos e desenvolvemos são uma extensão disso. Por isso, faríamos bem em tentarmos descobrir o que Deus planeja para nós – e para o nosso trabalho. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10).
Faz sentido consultar o manual. Quando compramos algum produto geralmente recebemos um manual do usuário. Quando somos contratados para um trabalho geralmente recebemos o manual dos funcionários. Nos esportes, os atletas recebem um manual de jogadas. E a Bíblia é o manual de instruções de Deus para a forma de vivermos – e trabalharmos. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).
Faz sentido buscar os melhores resultados. Lucros vêm e vão; alguns anos geram mais recursos financeiros do que outros. Mas, se você soubesse onde encontrar as maiores recompensas, não faria sentido buscar por elas? “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).
Faz sentido manter a perspectiva correta. Muitas pessoas investem a maior parte de seu tempo, energia e recursos na busca por lucros e recompensas fugidias, que hoje estão aqui e amanhã já se foram. E então, elas se perguntam: “É só isso o que há?” Por que não concentrarmos o foco naquilo que não podemos nos dar ao luxo de perder? “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?” (Lucas 9:25).
O que as Escrituras nos ensinam é que ao buscarmos as recompensas divinas e eternas, os lucros provavelmente virão em seguida. Portanto, faz sentido visar a eternidade, não lucros.
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. O que você pensa da ideia de que a maior parte das pessoas no mundo empresarial está em busca do “jogo finito”? Você concorda que o objetivo primeiro de qualquer empreendimento ou profissional deveria ser algo mais do que apenas lucros? Por quê?
2. E quanto ao conceito de buscar objetivos e metas do “jogo infinito” - aqueles que farão diferença para a eternidade: O que isso significa para você? E que diferença faria iniciar cada dia com essa perspectiva?
3. Este Maná cita uma passagem bíblica que diz que nós somos feitura, criação de Deus. O que você acha que isso significa e quais suas implicações na forma como abordamos nosso trabalho e gerimos nossos negócios?
4. Você sente que Deus tem um interesse muito pessoal em você e em seu trabalho, ou considera sua vida pessoal, inclusive suas crenças, separadas da forma como se conduz diariamente no ambiente de trabalho? Explique sua resposta.
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Provérbios 12:11; 18:9; 22:29; 27:18; Mateus 6:19-21; 25:33; I Coríntios 3:9.