Maná da Segunda: Tristeza: Porta Para Alegria
Por Robert Tamasy
Tempos atrás um sábio fez uma observação que me levou a pensar durante dias: “Tristeza é a porta para alegria e aflição é caminho para paz”. O que será que ele quis dizer com "tristeza leva a alegria e aflição à paz"? Como isso seria possível? Afinal, se há algo que tentamos evitar sempre é tristeza e aflição.
Na medida em que considerava essa afirmação paradoxal, cheguei a outro entendimento, que parecia ser uma resultante: “Sucesso incessante é caminho para orgulho e arrogância”. Se tristeza, aflição e fracasso podem servir para nos conduzir à alegria, paz e humildade, então seria o caso de sucesso – intocado e não controlado pelos reveses da vida – nos levar a ser enganados por nós mesmos, nos deleitando em nossas realizações ou nos escravizando às manchetes de jornais.
Entrevistei recentemente um homem que, pelo fato de seu pai ter instilado nele uma vigorosa e inflexível ética profissional durante sua formação, declarou: “Eu honestamente acreditava que não poderia fracassar, se trabalhasse duro o bastante”. Mas o dia chegou em que ele foi forçado a admitir: “Fracassei, não importando o quanto tenha trabalhado arduamente e fui incapaz de reverter minha terrível situação”.
Esta crise, como se revelou, provou ser uma profunda e maravilhosa experiência de aprendizado para esse líder, que no final transformou seu modo de pensar sobre negócios e revolucionou sua perspectiva sobre os que trabalhavam para ele. O fracasso não diminuiu o valor que ele atribuía ao trabalho árduo e diligente, mas pela primeira vez ele foi capaz de reconhecer suas próprias limitações. Mais importante ainda: ele se deu conta que precisava confiar em Deus para lhe dar sabedoria e força, que não poderia alcançar por si mesmo.
A Bíblia fala claramente sobre essas questões: alegria envolta por uma capa de tristeza e fracasso iluminando a vereda do sucesso.
Alegria toma o lugar da dor quando o objetivo é alcançado. Seja nos negócios, na vida familiar ou nas buscas pessoais experimentamos sofrimento e aflição no processo de busca por objetivos. Jesus Cristo compreendeu isso. Falando aos Seus seguidores sobre as agonias que enfrentariam, Ele fez uso da analogia do parto: “A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo um menino” (João 16.21). Ele sabia que embora eles fossem experimentar intenso sofrimento pela Sua morte, essa tristeza seria depois substituída por alegria sem limite.“Agora é hora de tristeza para vocês, mas Eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria” (João 16.22).
Fracasso revela onde encontrar o verdadeiro sucesso. Sempre aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso. Este pode resultar de fatores fora do nosso controle, que vão da simples sorte de estar no lugar certo na hora certa, ou a trabalho árduo e iniciativas. Mas ao fracassar, parece fácil apontar a causa. Se formos honestos descobriremos que a causa para o fracasso pode estar em nós mesmos. Davi entendeu:“Quando me senti seguro, disse: Jamais serei abalado!...mas, quando escondeste a Tua face, fiquei aterrorizado. A Ti, Senhor, clamei: ao Senhor pedi misericórdia. ...Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria” (Salmos 30.6-11).
Vivendo num mundo tangível somos tentados a confiar e depender da nossa empresa, posição, posses materiais, habilidades e forças inatas. Porém, qualquer uma delas pode se perder em instantes. A única âncora confiável e inamovível é Deus.
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A Veja mais Maná da Segunda