Maná da Segunda

Maná da Segunda: Um Comprometendo Todos



Por Robert J. Tamasy



Na comunicação dos princípios do mundo de negócios, corremos o risco, às vezes, de nos exceder no uso de metáforas de esportes. Falamos em “manter a vantagem”, “chutar para o gol”, “passar a bola”, “ganhar a corrida”. Estes termos devem aborrecer aqueles que não são esportistas. Apesar disso, a dinâmica de uma equipe, na maioria das modalidades esportivas, oferece analogia perfeitamente adequada. Excetuando-se o golfe, tênis e natação individuais, o sucesso no esporte, geralmente é determinado pela capacidade da equipe de funcionar bem enquanto conjunto, com cada membro desempenhando o seu papel.



No dia a dia vemos exemplos de como um único membro pode afetar todo o conjunto. Concordamos que uma maçã podre pode estragar todo o cesto ou que uma pequena porção de fermento ruim arruinar toda a fornada de pães. Como diz a sabedoria popular: “Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.



No ambiente de negócios, formar uma equipe eficiente e com alta performance exige que cada indivíduo compreenda claramente e desempenhe suas responsabilidades. Embora o apresentador receba maior atenção, ele precisa ter confiança naqueles que ajudaram a planejar a apresentação, que pesquisaram para assegurar um material exato e completo e até mesmo a pessoa designada para garantir que os participantes principais estivessem presentes à reunião. A falha de um pode resultar no fracasso de todos.



Sendo assim, que fazer com a maçã podre, com o elo fraco – aquele que não está arcando com suas responsabilidades? O bom administrador ou bom líder procura avaliar se esse colaborador pode reagir, seja com mais treinamento ou remanejamento para outra função. Mas, para o bem da organização, da
equipe e do próprio indivíduo, pode chegar a hora da despedida, especialmente se houver quebra na harmonia, na unidade e no moral da equipe. Vejamos
um pouco da sabedoria que o Livro de Provérbios oferece sobre essa importante área do relacionamento humano.


. Pessoal inadequado pode corroer todo o esforço. Assim como uma parelha de cavalos é treinada para movimentar uma carga pesada, a multiplicação coletiva da força individual dos membros de equipes produtivas precisa operar em conjunto. “Um por todos e todos por um” - como declarou Alexandre Dumas em, “Os Três Mosqueteiros”. “Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives. Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça” (Provérbios 25.4-5).



. Assegure-se que os indivíduos se integrem bem à sua equipe. Uma das mais duras decisões administrativas consiste em determinar, depois de amplas oportunidades de crescimento e êxito, o afastamento de um membro da equipe, admitindo-se o erro de contratação, vom sua substituição por outro mais adequado à função. “Como o flecheiro que a todos espanta, assim é o que assalaria o tolo e o transeunte” (Provérbios 26.10).



.“Tome a pulsação” para assegurar saúde contínua da equipe. Todo pastor experiente sabe que a ovelha indócil pode desviar outros membros do rebanho, levando-os ao encontro de grandes perigos. Se a disciplina não resolver o problema, a ovelha problemática tem que ser removida do rebanho. O mesmo princípio se aplica ao ambiente de negócios, onde a eficiência da equipe é essencial. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas, e cuida bem dos teus rebanhos” (Provérbios 27.23-27).



Assim como o motor de um carro pode “engasgar” pela falha de uma única peça, assim também, uma equipe bem treinada e talentosa, pode enfrentar sérios conflitos, por causa de um membro improdutivo, até mesmo contraproducente.



Próxima semana tem mais!




Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.




MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.


Veja mais Maná da Segunda