Maná da Segunda

Maná da Segunda - Um Encontro Transformador



Por Ray Kerwood

Um dos momentos decisivos de minha vida espiritual ocorreu quando frequentava uma classe da Escola Dominical para adultos em uma igreja que ficava a apenas alguns quarteirões de onde minha esposa, Donna, e eu vivíamos em Charleston, Virgínia Ocidental. Um homem chamado C. W. Lee era quem ministrava a aula. Ele não era um clérigo, mas sim um técnico de laboratório da Union Carbide. Eu fiquei bastante impressionado com seu modo de ensinar e fiz questão de falar com ele antes da aula no domingo seguinte.

Naquela época Donna e eu enfrentávamos algumas dificuldades no casamento, e C. W. e sua esposa, Ruth, concordaram em ter uma reunião conosco. Após todos termos trocado cumprimentos, ficou claro para Donna e eu que aquele casal era diferente de todas as pessoas que já tínhamos conhecido. Ficou evidente que Jesus Cristo era o centro da sua vida.

Em breve, C. W. já tinha aberto sua Bíblia e estava explicando o que significava conhecer a Deus pessoalmente e receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Primeiramente, ele leu João 3:16 para nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Eu já tinha ouvido aquelas palavras anteriormente, mas de algum modo naquela tarde penetrou em meu coração que Deus, meu Criador, o Governante deste Universo, realmente me amou pessoalmente, o bastante para enviar Seu Filho, Jesus Cristo, para nascer nesta terra.

Eu pude ver no rosto de Donna que ela estava reagindo àquela mensagem com a mesma intensidade que eu. C. W. então nos conduziu por uma série de versículos pelo livro de Romanos do Novo Testamento. Quando terminou, não precisou explicar que agora era a nossa vez. Donna e eu oramos em voz alta pedindo perdão pelos nossos pecados e pedindo a Jesus para entrar em nossos corações. C. W. e Ruth, então, passaram algum tempo explicando o que significava dedicarmos nossa vida a seguir Jesus Cristo. Talvez não entendêssemos naquele momento o completo significado do que nos tinha acontecido, mas ambos sabíamos que aquele era o acontecimento mais importante de nossas vidas.

Depois de conduzir-nos, Donna e eu, a Cristo, C.W. e Ruth não foram simplesmente embora, mas dedicaram-se a ajudar-nos a crescer como cristãos. Isso é ainda mais significativo já que éramos completamente desconhecidos para eles antes daquela noite e ambos eram pessoas bastante ocupadas. Eu não sei como encontravam tempo para fazer tudo o que faziam, sem falar em se tornarem nossos mentores espirituais. Eles se asseguraram de que frequentássemos uma boa igreja, que ensinasse a Bíblia, mas o seu “programa de mentoreado” principal consistia em levar-nos com eles para onde quer que fossem.

Através de C. W., me envolvi com o CBMC e comecei a reunir-me com outros homens cristãos tementes a Deus que impactaram grandemente minha vida e crescimento cristão de diversas maneiras. C. W. e Ruth permaneceram nossos amigos chegados e mentores espirituais até nos mudarmos da Virgínia Ocidental. Mesmo assim, ainda conversávamos pelo telefone. Quando foi para a presença de Deus, aos 92 anos de idade, ele já havia impactado milhares de pessoas por meio de sua vida santificada e testemunho fiel.

C. W. sempre disse às pessoas que quando morresse não queria deixar nada para trás, que desejava deixar tudo o que tinha para a obra de Deus. É assim que me lembro dele. É assim que gostaria que as pessoas se lembrassem de mim.

Próxima semana tem mais!

Ray Kerwood - Esse texto é um trecho adaptado do livro “Cross Currentes: A World War II Survivor’s Voyage Through Life’s Storms to God’s Safe Port” (Correntes Contrárias - A Viagem de um Sobrevivente da II Guerra Mundial Através das Tempestades da Vida Até o Porto Seguro de Deus), autobiografia de Ray Kerwood. Membro do CBMC de longa data, Ray serviu com distinção como oficial da Marinha Mercante durante a II Guerra Mundial. Também serviu 28 anos ocupando vários cargos administrativos na Gulf Oil, até começar sua própria companhia, a Alpine Petroleum. Seu livro está disponível em sua totalidade e gratuitamente no Website do CBMC International. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como você se sente em relação a este breve relato da jornada spiritual de Ray?

2. Você teve um mentor espiritual – quem sabe mais de um? Como foi essa experiência para você?

3. Qual a importância de ter alguém, não apenas para mostrar o caminho para um relacionamento com Jesus Cristo, mas também para ensinar você e servir de exemplo sobre o que significa ser um seguidor fiel e consistente de Cristo? Você já fez isso com outra pessoa?

4. O mentor de Ray, C. W. Lee, disse que não queria deixar nada para trás quando morresse; que durante a sua vida queria gastar tudo o que possuía para ajudar a expansão da obra de Deus na terra. Como você reage a esse tipo de compromisso?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 6:19-21; Romanos 3:23; 5:8; 6:23; 8:1; 10:9; Filipenses 4:9; II Timóteo 2:2.

 


Veja mais Maná da Segunda