Por Jim Langley
No ano de 2.000 li o poderoso livro do Dr. Bruce Wilkinson, "A Oração de Jabez", e que impactou a forma como passei a orar desde então. Baseia-se sobre Jabez, um homem não mencionado em nenhum outro lugar na Bíblia senão em 1Crônicas 4.9-10, e que orou: “...Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a Tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!”
Em 60 palavras, a passagem descreve o nascimento de Jabez, sua oração e Deus lhe assegurando o que ele pediu. Depois de ler o livro, geralmente termino minhas orações matinais com uma versão customizada, com as seguintes partes:
“Senhor, abençoa-me além das minhas expectativas”. Sei que minhas expectativas são menores do que aquilo que Deus planejou para mim. Certamente nenhum de nós sabe o que tem pela frente durante o dia. Deus tem me abençoado ao longo dos anos, mas muitas bênçãos não pareciam agradáveis no momento, porque assumiam a forma de provas e aflições. Entretanto, com o tempo, pude ver como Deus estava orquestrando os acontecimentos para me fortalecer e para o que Ele tinha planejado para mim. Aprendi a confiar Nele em todas as coisas e Ele jamais falhou para comigo.
“Senhor, alarga minhas fronteiras, minha área de influência”. Quando comecei a orar não fazia a menor ideia do que Deus tinha planejado. Achava que esta parte da oração não tinha nada a ver com a minha carreira na área de seguros. Com o passar do tempo concluí que tinha a ver com ser influente na vida de outras pessoas, mas limitado à minha comunidade. Hoje vejo como Ele fez com que alguns dos meus escritos percorressem o mundo através da Internet sem que tivesse feito alguma coisa.
“Pai, que seja constantemente comigo a Tua mão”. Para mim, esta é a parte mais direta da oração. Deus jamais me abandonará, mas eu quero que Ele saiba que eu não tenho a menor vontade de deixa-lo. Preciso Dele para ajudar-me a passar pelos profundos desapontamentos que enfrento com as incertezas da vida. Ele é minha Força, minha Fortaleza, minha Rocha e minha Salvação.
“Me preserva do mal, de modo que não me sobrevenha aflição.” Imagino que Jabez orou para que Deus o guardasse do mal e para que ele não sofresse nem causasse aflição na vida de outras pessoas e na sua própria vida. O mal está à nossa volta. Grande parte do mal no mundo tem sido disfarçada para não ter a aparência ou o paladar de coisa má. Oswald Chambers nos lembra que Deus quer e merece nosso melhor, nada menos.
Resumindo, Ele tem respondido minha oração e estou certo que responderá a sua também. Ofereça uma oração simples e humilde. Você receberá do Deus Todo-Poderoso maravilhosas bênçãos, além do que poderia imaginar.
Próxima semana tem mais!
Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes.sergio@gmail.com)
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você conhece a chamada “Oração de Jabez”? O que ela significa para você?
2. Você se sentiria confortável pegando esta oração simples e personalizando-a para você como o autor fez?
3. Quando as pessoas oram pedindo as bênçãos de Deus, o que você acha que elas estão pedindo? Você acha que deveria incluir sucesso profissional ou a promoção almejada, ou ganhar mais dinheiro?
4. O que significa para você pedir a Deus “alargar suas fronteiras”?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: 1Crônicas 4.9-10; Provérbios 10.22; Eclesiastes 9.1a; João 16.24; Filipenses 1.19-20.