Maná da Segunda

Maná da segunda -> Única Alternativa



Por Ken Korkow


Passei recentemente por consultas médicas. Consultei um clínico geral e um especialista, que gastou tempo comigo discutindo minhas crônicas dores de cabeça. Durante o exame, eu lhe disse: “Gosto mais da minha atividade do que da sua, doutor”. Com olhar surpreso, ele me perguntou: “Por que?”. “É que independentemente do que fizer, um dia todos os seus pacientes morrerão”. E acrescentei: “Na minha atividade, posso ver as pessoas fazerem mudanças que causam impacto para a eternidade”.



Isto deu início a uma boa conversa, em que pude falar com meu médico sobre Deus sem cair na “armadilha da religião”. Aquele tempo valeu realmente a pena – valeu até mesmo a dor de cabeça!



Essa conversa levou-me a pensar sobre como despendemos esforços e recursos com expectativas falsas ou irreais sobre resultados. Por exemplo, temos a tendência de pensar que com médico “certo”, remédios “certos”, educação “certa”, trabalho, cônjuge e carro “certos” – até mesmo com o time “certo” - a vida será tudo quanto esperávamos e “viveremos felizes para sempre”. Infelizmente todas essas coisas falham.



. Guerra falha. Tivemos uma guerra para por fim a outras guerras - a Primeira Guerra Mundial - e ela não acabou com as guerras. Também não temos erradicado o terror por meios militares. Tentamos apoiar nosso governo, pagando nossos impostos. Apoiamos até o nosso filho, quando ele se alista para o exército. Mas continuaremos a ter assassinatos e terrorismo. Sempre tivemos e sempre teremos até que Jesus Cristo volte como prometeu.



. Educação falha. Minha avó era professora. Minha mãe também era. Minha esposa foi. Nossa filha mais velha também é professora. Embora eu tenha um mestrado, não tenho nenhuma ilusão que a sociedade vá melhorar com mais investimentos em educação. Quando observo meus amigos, intelectuais brilhantes, não sinto que eles estejam “nadando em felicidade”. Na verdade, reconheço mais do que nunca a verdade da percepção de Salomão: “Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto” (Eclesiastes 1.18).



. Tecnologia falha. Mostrei para minha esposa uma foto publicada no jornal local. Ela exibia a bela sala de uma bonita casa. Mas as cadeiras e os sofás não estavam colocados de forma a facilitar a conversa, mas para se ter a melhor visão da grande tela de televisão. Tecnologia – celulares, correio eletrônico, computadores – aumenta o estresse diário, mas diminui a intimidade dos relacionamentos e nosso amor uns pelos outros.



. Lei falha. Nossa sociedade tem mais leis em vigor hoje do que nunca e gastamos grandes somas para sustentar departamentos de polícia e sistemas legais e judiciários. Apesar disso, os jornais exibem artigos e mais artigos sobre a incansável desumanidade do homem para com o homem.



. Religião falha. Sistemas de ritos e mantos, sinos e incensos, programas e projetos, simplesmente se transformaram na melhor tentativa de auto-aperfeiçoamento do homem. Mas rituais religiosos não satisfazem nosso Criador. Ao contrário, Ele enviou Jesus Cristo para pagar nosso débito sobre uma cruz. “Deus tornou pecado por nós Aquele que não tinha pecado, para que Nele nos tornássemos justiça de Deus” (II Coríntios 5.21).



A expectativa de que, medicina, poderio militar, educação, tecnologia, leis ou religião possam proporcionar gratificação, paz, alegria, esperança ou segurança é ínutil. Tudo isso falha. Não importa quem sejamos ou o que façamos, a fome do coração só pode ser satisfeita de uma única forma: através de um relacionamento pessoal e crescente com Deus, por meio de Jesus Cristo.



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Ken Korkow, que vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como diretor regional da CBMC. Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de adaptação de J. Sergio Fortes.

--------------------------------------------------------------------------------


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda