Maná da Segunda: Vencendo Gigantes
Por Rick Boxx
É raro um filme mexer emocionalmente comigo e levar-me às lágrimas. Mas recentemente um, intitulado “Facing the Giants”, (Enfrentando os Gigantes), me fez ficar com os olhos úmidos a maior parte do tempo, ao levar a platéia a uma viagem numa montanha-russa de emoções. A cena fundamental do filme surgiu depois que Grant, treinador de futebol de uma escola secundária, atingiu o fundo do poço pessoal e profissionalmente. Enquanto lutava com seus fracassos e ponderava as incertezas do futuro, o treinador chegou a um ponto decisivo, que exerceu impacto significativo nos membros de sua equipe.
Numa reunião no vestiário, Grant perguntou à sua equipe: “Quem pode me dizer quem ganhou o campeonato estadual dez anos atrás?” Ninguém conseguiu dar-lhe resposta. “E o campeonato de cinco anos atrás?”, ele insistiu. Ninguém ainda foi capaz de responder-lhe. Ele queria que os jogadores se dessem conta que se, alguns anos mais tarde, ninguém se lembraria dos seus resultados no futebol, quer ganhando ou perdendo, então seria melhor reconsiderarem seus propósitos. Em sua opinião eles estavam tentando vencer os jogos apenas para sua própria glória, sem um propósito mais elevado e duradouro em mente.
A resposta desse treinador, biblicamente apropriada, coloca a questão da competição na perspectiva correta. Ele estimulou seus jogadores a jogar futebol para a glória de Deus e não para si mesmos. Seu enfoque era que, mesmo perdendo algumas partidas, mas tendo dado o melhor de sua capacitação e feito tudo para a glória de Deus, teriam sido bem sucedidos aos olhos Dele.
Paulo, um dos principais líderes cristãos de todos os tempos, exortou os seguidores da cidade de Corinto a: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10.31). Eles necessitavam ter um propósito superior, um motivo claro para tudo que fizessem.
Clareza de propósito é crucial para qualquer organização. Nos negócios, muitas pessoas se deixam enredar pela crença de que ganhar dinheiro é seu propósito primordial. Os líderes ficam tão concentrados em gerar lucros, que arruínam relacionamentos e colocam em risco sua integridade – que algumas vezes é até destruída. No final de nossa vida, entretanto, fica evidente que todo o dinheiro que ganhamos fica para trás, nas mãos de outra pessoa, enquanto nosso corpo terreno é colocado sete palmos debaixo da terra.
E você, qual seu propósito com o seu trabalho? Precisamos avaliar honestamente as motivações que estão por detrás daquilo que fazemos – aquelas que demandam nossa atenção e energia.
Precisamos perguntar se essas motivações são verdadeiramente dignas de todo o nosso esforço.
Ao chegar, diariamente, ao seu escritório ou ao seu ambiente de trabalho, você está ali apenas para ganhar dinheiro e ter prestígio profissional, ou tem um propósito maior dado por Deus, que no final, dará glória a Ele?
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A Veja mais Maná da Segunda