Por Rick Boxx
Por contar com milhões de pessoas que usam seus softwares, a Microsoft Corporation adquiriu uma perspectiva valiosa acerca de hábitos de trabalho. Por exemplo, em média os empregados pesquisados gastam 57% do seu tempo usando softwares do escritório para comunicação e reuniões. Cerca de dois terços deles também afirmam ter que se esforçar para encontrar tempo e energia para realizar o seu verdadeiro trabalho.
A tecnologia deveria nos poupar tempo, mas aprendemos que ela às vezes se torna contraproducente. Em Eclesiastes 8:6, o rei Salomão ensinou: “Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação. O sofrimento de um homem, no entanto, pesa muito sobre ele.” O primeiro passo para melhorar a produtividade é identificar o problema.
Quantas horas por semana você gasta com e-mails e reuniões? De acordo com a pesquisa da Microsoft, reuniões e e-mails consomem a maior parte do tempo do trabalhador mediano. As pesquisas mostraram que e-mails e reuniões em excesso prejudicam a inovação de produtos e interações pessoais com os clientes.
Vamos pensar sobre as reuniões e o seu impacto na produtividade. Ao agendarmos uma reunião, deveríamos primeiramente parar para considerar o seu propósito e qual o resultado que esperamos obter com ela. Uma vez determinados estes pontos, precisamos considerar cuidadosamente quem precisa estar presente e quem pode ser excluído.
João 15:2 ensina um princípio que podemos relacionar com o ambiente profissional: “Todo o ramo que, estando em Mim [Jesus Cristo], não dá fruto, Ele [Deus, o Pai] corta; e todo que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto ainda.” Você alguma vez já pensou em podar a sua agenda? Considere agendar reuniões de 30 ou 15 minutos, ao invés de 60 minutos. Você poderá alcançar o mesmo objetivo e liberar tempo necessário para outras atividades de trabalho.
Quando colaboramos com outras pessoas em determinados projetos, os e-mails são uma ferramenta que devemos checar frequentemente. Quando novos e-mails capturam nosso olhar, podemos facilmente ficar distraídos por outras questões. Mesmo que possamos ficar longe dos e-mails de um computador desktop ou laptop, a maioria de nós os tem em celulares. Na verdade, como uma sombra, os e-mails nos acompanham a todos os lugares.
Os e-mails podem criar um ciclo vicioso que nos distraem de importantes trabalhos físicos ou mentais que necessitam ser feitos. Algumas sugestões podem ajudar. Entre elas, desligar as notificações de e-mails; agendar um tempo específico para revisá-los; bloquear tempo em sua agenda para trabalhos mais importantes, evitando a tentação de checar e ver quais mensagens acabaram de chegar.
Recentemente, notei uma nova tendência preocupante: o crescente número de ferramentas de mensagens. Quando iniciei meu negócio de consultoria, se alguém quisesse me encontrar, sua escolha era ligar para mim ou vir me encontrar pessoalmente. Nos últimos anos, porém, o número de maneiras que as pessoas usam para chegar a mim se tornou impressionante. Agora monitoro e-mails, mensagens de texto, outras formas de mensagens, e ligações telefônicas. Isto torna difícil manter um foco e atenção apropriados para com os trabalhos mais importantes.
Salmos 119:15 diz: “Meditarei nos Teus preceitos e darei atenção às Tuas veredas.” Estou me esforçando para me disciplinar e com mais frequência desligar todas as distrações e meditar exclusivamente em Deus e Seu plano.
Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Como você se sente em relação às reuniões? Você as considera uma forma valiosa e produtiva de usar o seu tempo ou as considera um obstáculo que o impede de se envolver em outros projetos e empreendimentos que considera mais importantes?
2) E quanto aos e-mails e outras formas de mensagens? Você encontrou alguma forma eficiente de lidar com eles para que não interfiram no trabalho que deve realizar? Explique sua resposta.
3) Existe algum outro hábito no ambiente de trabalho que esteja reduzindo sua produtividade e com o qual você esteja lutando? Qual é ele e por que é problemático para você?
4) O autor sugere que deveríamos buscar a Deus e Seu plano para nós. De que forma você acha que isso pode ajudar a vencer as distrações que interferem com a sua produtividade e eficiência no trabalho?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema sugerimos: Eclesiastes 3:1-3; 9:10; Efésios 5:15-16; Colossenses 4:5-6.
Desafio
Às vezes, boas intenções ficam aquém dos objetivos desejados. Quem você pensa que poderia ser um parceiro de prestação de contas e manter você responsável caso você se ache distraído facilmente por coisas como e-mails e outros tipos de mensagens? Se você é seguidor de Jesus Cristo, a Bíblia o instrui a “trabalhar como que para o Senhor” (Colossenses 3:23). Isto inclui reconhecer coisas que podem estar afetando negativamente o seu trabalho. Parceiros a quem prestar contas ajudam a assegurar que estejamos focados nas coisas certas.