Por William "Fritz" Klumpp
“Verdade para você, mas não para mim”? Fiquei pasmo que meu colega piloto com quem eu estava falando pudesse acreditar que a verdade é subjetiva, simplesmente baseada em que aquilo que uma pessoa sente é o certo. Como poderia um capitão de aeronave fazer tal declaração, sabendo que sua vida, bem como as vidas de seus passageiros dependem de sua habilidade em tomar as decisões corretas baseadas na verdade absoluta?
Frequentemente, como quando se lida com uma emergência durante um voo ou quando se voa por instrumentos durante uma aproximação com baixa visibilidade, não existe absolutamente espaço para erro. Apesar disso, descobri que pessoas como aquele piloto comercial não são a exceção. Vivemos em um mundo em que a maioria das pessoas acredita não haver verdades absolutas, que tudo é relativo e sujeito à interpretação individual.
Anos atrás, meu amigo, Coronel Nimrod McNair, disse: “Fritz, os princípios de negócios que a Faculdade de Economia de Harvard ensina e que realmente funcionam são baseados nas Escrituras”, ensinamentos que encontramos na Bíblia. Ele prosseguiu, explicando que isso não significava necessariamente que os administradores e o corpo docente da faculdade entendessem isso. Nimrod observou ainda que eles ensinam muitos princípios que não funcionam.
Apesar disso, Nimrod disse: “Verdade é verdade, onde quer que você a encontre” e se alguém aplicar aqueles princípios, é justo esperar certos resultados. Jamais me esqueci das palavras do meu amigo – e ao longo dos anos, pela observação, tenho colocado sua premissa à prova.
Por trinta anos trabalhei para uma companhia que eu acreditava ter sido abençoada por uma boa administração. Com o passar do tempo, compreendi que o seu sucesso podia ser atribuído ao fato de operar com base em três princípios: não se endividar, cuidar de seu pessoal e cuidar de seus clientes. Quer eles soubessem disso ou não, cada um desses princípios é bíblico.
Por exemplo, Provérbios 22:7 no Antigo Testamento da Bíblia afirma: “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” Se você evita estar em débito, individual ou corporativamente, você tem a liberdade de usar seus recursos financeiros da melhor maneira possível, sem ser restringido por um credor.
Outra passagem de Provérbios observa: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra... [se você cuidar deles] haverá fartura de leite de cabra para alimentar você e sua família e para sustentar suas servas.” (Provérbios 27:23-27). O princípio aqui é que se você cuidar do seu pessoal, eles cuidarão de você.
Infelizmente, o último CEO antes da minha aposentadoria mudou o curso. À medida em que ele abandonou sistematicamente esses princípios, a prosperidade da companhia decaiu, levando-a finalmente à falência.
Quando Pôncio Pilatos, governador da Judéia, perguntou a Jesus de Nazaré se Ele era rei, Ele respondeu: “...Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade.” Infelizmente, a isso Pilatos simplesmente respondeu: “...Que é a verdade?...” (João 18:37-38).
Novamente, “Verdade é verdade, onde quer que você a encontre”. Posso dizer honestamente que a maior parte dos fracassos e sofrimentos que experimentei nos negócios e em minha vida pessoal se atribuíram à violação de princípios e preceitos claramente declarados ou ensinados através de exemplos tirados das Escrituras.
Próxima semana tem mais!
@ 2025 William "Fritz"Klumpp é um piloto veterano da Marinha dos Estados Unidos, tendo servido durante a Guerra do Vietnã; um ex-piloto da Delta Air Lines, executivo imobiliário e ex-diretor executivo do CBMC. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Como você responderia a alguém que afirmasse: “Isso pode ser verdade para você, mas não para mim”? Você concorda com o conceito de que a verdade é subjetiva e depende das perspectivas e convicções individuais? Por quê?
2) Você já pensou na importância e no impacto de crer que existe uma verdade absoluta para determinar se algo é verdadeiro ou não? Que referência você utiliza para determinar o que é verdade?
3) Qual sua reação caso se encontrasse com um profissional cujo trabalho depende de precisão, tal como um piloto, um engenheiro ou um cirurgião que não acreditasse na existência da verdade absoluta?
4) Aplicando o conceito de verdade absoluta, e não subjetiva, às questões relativas à fé, como você acha que deveríamos reagir às verdades apresentadas na Bíblia? Há espaço para interpretações e aplicações subjetivas? Explique sua resposta.
Nota: Desejando considerar outras passagens bíblicas relativas ao tema sugerimos: Salmos 51:6; 119:43-45; João 8:31-32; 14:15-17; 16:13; II Coríntios 1:12-13.
Desafio Para Esta Semana
Esta semana poderia ser um bom momento para rever sua atitude em relação à verdade, especialmente no que se refere à forma como você conduz sua vida diária. Você ajusta sua percepção da verdade dependendo das circunstâncias do momento, o que tem sido algumas vezes chamado de “ética situacional”?
Seria interessante se reunir a outra pessoa no trabalho, ou a um pequeno grupo do qual participe para obter a perspectiva deles sobre o que acreditam a respeito da verdade e como eles determinam o que é verdade.