Maná da Segunda

Maná da Segunda - Você está cuidando de seus próprios negócios



Por Robert Tamasy

Quando usamos a expressão “cuidando dos seus próprios negócios” (N.T.: minding your own business, em inglês, ou cuidando da sua vida, em português) geralmente nos referimos a não se envolver ou interferir com os assuntos de outra pessoa. Entretanto, a vida no mundo empresarial e profissional geralmente pode tornar-se uma busca solitária. Isso é particularmente verdadeiro em relação a empreendedores e altos executivos, mas também se aplica à maioria de nós, não importando a posição que ocupamos no organograma da empresa.

Se formos pessoas confiantes, pode até ser fácil preferirmos “tratar dos nossos próprios negócios” e não nos envolvermos com outros na tomada de decisão e tentativa de solucionar problemas. “Posso fazer isso sozinho”. “Posso vencer com esforço próprio”; “não preciso da ajuda de ninguém”.
Podemos nos sentir assim, às vezes, mas é prova de sabedoria considerar a admoestação: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Provérbios 18:12).

Não consigo contar quantas vezes ao estar envolvido com a publicação de um jornal ou revista, enxerguei a verdade contida no adágio: “O todo é maior do que a soma das partes”. Há muitas razões pelas quais não é sábio tentar ser bem-sucedido no mundo dos negócios por si mesmo. Aqui estão algumas citadas na Bíblia:

Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós reunidos. Trabalhar em equipe por um objetivo em comum nos dá a oportunidade de compartilhar sabedoria e experiência, diferentes perspectivas e entendimento. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” (Provérbios 11:14). “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22). “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17).

Precisamos de encorajamento durante os bons tempos e de correção durante tempos de dificuldade e tentação. Mesmo durante tempos prósperos precisamos de suporte. E encorajadores cuidadosos irão nos desafiar sempre que parecermos nos desviar da rota. “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros...” (Hebreus 10:24-25). “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias...de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:12-13).

Cada um de nós tem algo a oferecer. Com a variedade de nossas habilidades e talentos, todos podemos contribuir para cumprir os objetivos e missões desejados que tenhamos estabelecido. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!...Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4: 9-12).

Outros podem nos redirecionar espiritualmente quando necessário. Muitos no mundo empresarial e profissional contam com parceiros a quem prestar contas e mentores com cujos conselhos podem contar, receber suporte de oração, bem como admoestação, quando necessário. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

Questões Para Reflexão ou Discussão

O que lhe vinha à mente ao ouvir a frase “cuidar de seus próprios negócios” – antes de ler este Maná?

Você enxerga a armadilha que existe em excluir as outras pessoas, impedindo-as de fornecer informação ou contribuir para o trabalho de forma significativa? Por quê? 

Quais os desafios e os problemas ao envolver outras pessoas no processo? Quais os benefícios, se é que existe algum, de trabalhar sozinho, sem pedir a ajuda de outros?

Nas Escrituras, I Coríntios 12:12-26 usa a analogia do corpo humano para valorizar o trabalho em conjunto, compartilhando compromisso e senso de missão.

Você acha que essa metáfora se aplica ao ambiente de trabalho? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:15; 13:1; 19:20; 25:12; Romanos 12:3-8; Efésios 4:4-16.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda