Maná da Segunda -> Você só vence com pessoas
Por Rick Boxx
Você já trabalhou com um líder que era impossível não segui-lo? A corporação para a qual comecei a trabalhar, depois de formado, era administrada por uma pessoa assim. Lembro-me de quando um de meus colegas me disse que o Sr. Mills queria falar comigo e, me alertou, que ele me pediria para fazer algo que eu estava totalmente determinado a não fazer.
Após alguns minutos de reunião, entretanto, descobri que estava contagiado pelo entusiasmo, gentileza, respeito e dignidade do Sr. Mills. Quando deixei o trabalho naquele dia, estava surpreso como uma tarefa que eu achava tão desagradável havia se transformado, através daquele líder, num desafio que eu estava ansioso por enfrentar e vencer.
As pessoas gostam de seguir um líder carismático, alguém que as inspire e motive a trabalhar utilizando totalmente sua capacitação e, talvez, indo além do que estavam aptas a fazer. Em contrapartida, existe muita gente no mercado vista como líder, que quando examinada de perto, não tem nenhum seguidor devotado. O que é que faz a diferença?
Bama Research Ltd., importante organização internacional, realizou uma pesquisa em 1997 para determinar o que as pessoas esperavam e desejavam de um líder. As cinco respostas principais falavam de habilidade para:
Motivar as pessoas a se envolverem ― 87%.
Negociar quando existirem conflitos ― 78%.
Identificar o correto curso de ação a ser adotado ― 77%.
Tomar decisões que levem em conta os interesses das pessoas, mesmo que essas decisões não sejam populares ― 76%.
Treinar e desenvolver outros líderes ― 75%.
A Bíblia ensina: “Uma grande população é a glória do rei, mas, sem súditos, o príncipe está arruinado” (Provérbios 14.28). Muitos acreditam que, uma vez recebida uma posição de autoridade, as pessoas os seguirão automaticamente, com base apenas na sua posição. Freqüentemente, entretanto, essa autoridade apenas posicional resulta num chefe que fica só no calor da batalha.
O líder efetivo reconhece o fato de que a autoridade posicional é sem sentido, se faltar suporte e cooperação espontâneos da equipe. Como afirma Provérbios 28.2: “Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.” A constatação de líderes verdadeiros é que, “Você só vence com pessoas”.
Se você é líder e quer ter liderados dispostos e entusiasmados que o sigam nas muitas batalhas do mercado, lembre-se o que isto requer para conduzí-los até lá. Líder é aquele que motiva outros pessoas, negocia conflitos com habilidade, mapeia o curso de ação claro e bem concebido, procura e serve os interesses das pessoas e desenvolve futuros líderes.
Quais desses cinco pontos você precisa considerar esta semana?
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Publicado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.br).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Veja mais Maná da Segunda