Mensagem do dia 14 -> Contentamento ativo
Leitura: 1 Timóteo 6.11-14,17-21
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado. (v. 11s)
A marca do caráter de quem serve a Deus é a sua alegria e o seu contentamento. Não que não tenha lutas e buscas, conflitos e dificuldades. Mas o crente sabe: Cristo é a sua suficiência. Já ao conhecê-lo, o cristão descobriu que a fonte de sua felicidade é a experiência de ser um “filho amado” por Deus. Ele não precisa mais das riquezas para tentar resolver aquelas questões que estão no âmago da busca humana: a liberdade, a felicidade e o sentido para a vida. Ele descobriu que essas são questões existenciais que Deus já resolveu. Ele é a fonte de significado para a nossa vida. Ele nos dá a paz que o mundo não pode dar.
Por isso, somos convidados a praticar um contentamento ativo; apropriarmo-nos daquilo que Deus nos dá e aprender a descansar nele. Grande lucro é descansar em Deus. Confiar nosso amanhã em suas mãos. Este é o bom combate: não tomar o lugar de Deus, não querer traçar nosso próprio destino. Passamos correndo por esta vida como um maratonista que quer cruzar a linha final. Seria tolice querer carregar muita coisa.
Devemos usar as roupas mais leves que encontrarmos. A proposta é: tendo o que comer e o que vestir, celebre o resto como acréscimo! Casa, carro, emprego, família, amigos, saúde e vida em comunidade são todos motivos que devem nos encher de júbilo e gratidão. A satisfação a partir do mínimo maximiza a felicidade, pois jamais serei encontrado descontente por não ter isto ou aquilo. Sempre estarei supercontente, valorizando e celebrando tudo o que tenho e sou, pois tenho mais do que preciso.
Oração: Senhor, tua graça me basta! Celebro o que vai além dela!
Orando em família. Diariamente uma mensagem nova para você e sua família. Conheça o site do Movimento Encontrão. Clique aqui! Veja mais Mensagem do dia